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Tipo do documento: Tese
Título: Revista Nova Escola: discursos, representações e prescrições pedagógicas no ensino de História - 1986-1995
Autor: Morrone, Maria Lucia 
Primeiro orientador: Carvalho, Marta Maria Chagas de
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar as representações e concepções teórico-metodológicas que caracterizam os discursos inerentes às matérias e ou reportagens publicadas na revista NOVA ESCOLA, relacionadas à História, enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar. Pretendeu-se averiguar se as propostas de revisão no ensino de História, que caracterizaram a década de oitenta e inicio dos anos noventa, encetadas por representantes de órgãos governamentais, de universidades e do ensino Fundamental e Médio, foram veiculadas nas páginas da revista, enquanto informação e prescrição. Como metodologia de pesquisa, realizou-se, inicialmente, um estudo descritivo da revista, com a finalidade de caracterizar os espaços ocupados, em suas paginas, pelos artigos referentes ao ensino de História e, posteriormente, efetuou-se uma analise textual, desvelando-se as concepções teórico-metodológicas neles presentes. Concluiu-se que o periódico evidencia uma pluralidade de representações inerentes às matérias referentes à História e seu ensino, pois, o saber histórico escolar, veiculado pela redação do periódico, reelaborou o conhecimento produzido no campo das pesquisas realizadas pelos historiadores, selecionando e apropriando-se de partes dos resultados acadêmicos, para articula-los de acordo com seus objetivos: de informar e atualizar seus leitores, no pressuposto de estar contribuindo para sua formação. Dentre essa pluralidade de representações, constatou-se que, a despeito dos discursos que prescrevem a ruptura com a corrente historiográfica tradicional, registrados no próprio periódico, suas páginas fazem também a mediação dos preceitos da História Tradicional, pois, nelas se encontram matérias e ou artigos, que se caracterizam por uma narra<;ao dos fatos, baseada em "vontades individuais", como condutoras do processo histórico e não em movimentos sociais coletivos, minimizando, portanto, as contradições sociais e os movimentos de ruptura. O periódico reforça seu caráter prescritivo ao professor-leitor, por meio da divulgação de ações e ou projetos pedagógicos, realizados por comunidades escolares, seguidoras, em geral, de diretrizes de órgãos governamentais, criando, em suas paginas, uma imagem de que são bem sucedidos e devem ser seguidos, enquanto iniciativas individuais
Abstract: The main objective of the study was to identify the social representations and theoretical-methodological concepts which characterize the discourses inherent in the History-related articles and reports published in the Nova Escola magazine, as a field of knowledge and school subject. Our intent was to verify that the revision proposals of the teaching of History, which were very characteristic of the 80s and beginning of the 90s, launched by government institution representatives from universities and primary and secondary schools were propagated in the magazine as information and prescription. Initially, as the main research methodology, a descriptive study of the magazine was carried out with the purpose of characterizing the space taken up by articles concerning the teaching of History in the magazine. Subsequently, we carried out a textual analysis which revealed the theoretical-methodological concepts present in the articles. We concluded that the periodical displays a variety of social representations inherent in the articles concerning History and its teaching, for the historical knowledge in school, diffused by the periodical’s writers and editors, recreated the knowledge produced in the, historians' field of ' ' research, thus selecting and appropriating pa1iof tile academic: results so as to articulate them according to its objectives concerning the information and upgrading of its readers. All that is done based on the presupposition that they are contributing to the readers' educational development. Among a variety of representations we observed that in spite of the discourses that prescribe the rupture with the traditional 'historiographic trend registered in the periodical, its pages also function as a mediator of precepts of Traditional History; for on the pages one finds articles and reports which are characterized by a narration of facts based on "individual wishes" as conductors of the historical process instead of being based on collective social movements, thus minimizing social contradictions and movements of rupture. The periodical reinforces its prescriptive character to the teacher-reader by means of advertising pedagogical actions and projects performed by school communities, which generally follow government institution guidelines. Therefore, it creates on its pages an image that these actions and projects are successful and must be followed as individual initiatives
Palavras-chave: Currículo escolar
Revista Nova Escola
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Morrone, Maria Lucia. Revista Nova Escola: discursos, representações e prescrições pedagógicas no ensino de História - 1986-1995. 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18768
Data de defesa: 2-Oct-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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