Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Figueiredo, Rafael Romano | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480482Z4 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rubano, Denize Rosana | - |
dc.date.issued | 2008-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Figueiredo, Rafael Romano. A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18743 | - |
dc.description.resumo | No presente estudo, com base na pesquisa qualitativa e no método fenomenológico, pretendeu-se retratar uma vivência específica de uma criança em uma escola situada na zona oeste de São Paulo. Pesquisou-se como a criança explora o espaço de sua sala de aula, no sentido de verificar o que a liberdade/não liberdade de movimentação e exploração dos espaços propicia em termos de experimentação/aprendizagem. Partindo da idéia de que o espaço registra a maneira de viver a relação pedagógica, buscou-se o significado que emerge para a criança quando esta pode livremente experimentar possibilidades em relação aos diferentes espaços de sua sala de aula. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos. Numa primeira etapa realizaramse observações para compor descrições sobre como uma turma de alunos entra em contato com os espaços de sua sala de aula. Numa segunda etapa, através de uma entrevista aberta e também da realização de desenhos por parte de uma criança, pretendeu-se acessar o significado que têm para ela os diferentes espaços desta sua sala de aula. Pôde-se perceber que o espaço significado pela criança está muito relacionado às atividades ali realizadas. Ela se apropria do espaço compreendendo-o como espaço de ação, espaço do aprender e do brincar. O espaço também possui o significado de colaboração representando convívio social - aprender a colaborar em atividades coletivas | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36255/Rafael%20Romano%20Figueiredo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exploração de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula -- Utilizacao | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A criança e a exploração do espaço da sala de aula: um olhar fenomenológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael Romano Figueiredo.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.