REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O gestor e a articulação do processo de formação docente continuada
Autor(es): Romão, Adriana Aparecida
Primeiro Orientador: Ancona-Lopez, Marília
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema central o gestor como articulador do processo de educação continuada do corpo docente. A indagação mobilizadora: qual é o papel do gestor escolar diante da formação continuada do corpo docente? tornou-se o objeto de atenção no decorrer de todo o trabalho. Foi desenvolvida uma reflexão, que teve seu início em experiências pessoais, que motivaram a escolha do tema, percorreu um caminho de aprofundamento das questões referentes à educação, à gestão e à formação docente continuada, utilizando-se para isso o suporte teórico de Paulo Freire, Heloísa Luck, Edgar Morin, Antônio Nóvoa e outros. Concomitantemente a essa reflexão, desenvolveu-se uma pesquisa-ação/intervenção, junto a uma Escola Pública da periferia de São Paulo, a partir da realização do Projeto Pense e Faça Ligabue que envolveu professores e alunos. Mesmo em caráter exploratório, apresenta-se uma análise dos resultados, sua relevância e impactos parciais do Projeto. O projeto construído na parceria entre a Escola Estadual Professor Salvador Ligabue e a Sociedade de Instrução Popular e Beneficência SIPEB trabalhou com jogos pedagógicos visando favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental I. Os dados de campo colhidos por meio de fragmentos do diário de bordo da pesquisadora apontam para a relevância do Projeto e a necessidade de que os atores sociais beneficiados se apropriem mais da proposta. Para que a proposta desse trabalho de conclusão de curso atinja seus objetivos e proporcione maior compreensão de todo o trabalho desenvolvido na escola pública, serão utilizados fragmentos do diário de bordo da pesquisadora, que contribuíram profundamente para o maior entendimento do projeto em ação
Abstract: This concluding work has a central theme the administrator as the director of the process of ongoing education for the teaching staff. The great question, what is the role of the school administrator in face of the ongoing formation of the teaching staff, is the subject of attention in this work. A reflection was expanded on and has its beginning in personal experiences, which motivated the choice of the theme and goes through the deepening of the questions that refers to education, administration and ongoing teaching formation, using the theoretical support of Paulo Freire, Heloisa Luck, Edgar Morin, Antônio Nóvoa and others. Simultaneous with this reflection, we developed a research-action- intervention that involved teachers and students in a public school in a suburb of São Paulo, from the Project Think and Do Ligabue‟. Even in a exploratory aspect, it shows an analysis of the results, its importance and partial impacts of this Project. The project, built in partnership between the State School Professor Salvador Ligabue and SIPEB (Society of Popular Instruction and Social Welfare Work), worked with pedagogic games to promote the cognitive development of the students of the Ensino Fundamental I. The data of the field, gathered through fragments of notes of the researcher, indicate the importance of the Project and the necessity that the social participants assume the proposal more deeply. In order for the plan concluding the course to reach its goal and increase understanding of all the work done in the public school we will use fragments of the notes taken by the searcher that deeply contribute to a greater understanding of the project of action
Palavras-chave: Education
Administration
Ongoing education for the teaching staf
Gestão
Formação docente continuada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Romão, Adriana Aparecida. O gestor e a articulação do processo de formação docente continuada. 2008. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18657
Data do documento: 22-Nov-2008
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Aparecida Romao.pdf318,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.