???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1864
Tipo do documento: Dissertação
Título: Michelangelo e a Pietà de Florença: a religiosidade do artista
Autor: Franzoni, Ana Aparecida 
Primeiro orientador: Valle, João Edenio dos Reis
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a Pietà de Florença, de autoria de Michelangelo Buonarroti, no aspecto da religiosidade do artista. Trabalhamos com a hipótese de que a concepção da escultura estava relacionada à religiosidade do artista no momento próximo em que a obra foi concebida. Inicialmente abordamos o período do Renascimento, enfocando, principalmente, o campo cultural e o artístico. Em seguida, falamos a respeito do cisma da Igreja. Depois, estudamos os principais dados da biografia do artista, suas principais obras, sua formação, sua adesão ao neoplatonismo e seu método de esculpir. A seguir, conhecemos quem foi Vittoria Colonna, importante amizade do artista, e que está relacionada à sua religiosidade na maturidade. Prosseguindo com o trabalho estudamos o tema da Pietà, que é o tema das três esculturas que abordamos em seguida, ou seja, a Pietà de São Pedro, a Pietà de Florença e a Pietà Rondanini. A partir daí, fizemos uma análise de todo o conteúdo do trabalho, acrescentando outras informações que julgamos importantes para a compreensão do significado do nosso objeto de estudo. Iniciamos a análise fazendo alguns comentários sobre a arte de Michelangelo nas três Pietàs, a seguir vimos a importância de cada Pietà na vida de Michelangelo. Depois falamos como foi a religiosidade do artista através dos anos, a seguir sobre a solidão do artista na década de quarenta e, por fim, sobre o significado da Pietà de Florença. Com o presente trabalho chegamos ao seguinte resultado: conseguimos compreender o contexto da vida pública, privada e religiosa que o artista estava vivendo quando concebeu a Pietà de Florença. Também conseguimos relacionar a Pietà de Florença com a religiosidade do artista.
Abstract: The object of study of this work is the sculpture named Florence Pietà of Michelangelo Buonarroti, concerning the religious aspect of the artist. Our hypothesis was that the conception of the sculpture was related to the religiosity of the artist at the time that the work was done. To establish the cultural and artistic context of the artist, we ve made a review of the historical period of the Renascence, followed by an explanation of the Church s Schism. The next chapter presents a biography of the artist: his formal education, his most important works, his adherence to the Neo-Platonism and his method of sculpting. Then we focus in the important relationship between Michelangelo e Vittoria Colonna, a friendship that would affect the religiosity in his maturity. Another chapter is dedicated of theme of The Pietà, a theme that Michelangelo would recur in three sculptures that were studied in sequence: Saint Peter s Pietà, Florence s Pietà and Rondanini s Pietà. We ve began the analysis with commentaries about the art of Michelangelo in all three s Pietàs next we discuss the importance of each Pietà in his life. Then we try to establish a relationship between the religiosity of the artist along the years, his solitude in the forty s and, at last, the significance of Florence s Pietà. Considering the public context, his private and religious life we may state that Florence s Pietà is profoundly related to Michelangelo s religiosity
Palavras-chave: Renascimento
Michelangelo
Pietà de Florença
Grupo spirituali
Renascence
Florence s Pietà and spirituali
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Franzoni, Ana Aparecida. Michelangelo e a Pietà de Florença: a religiosidade do artista. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1864
Data de defesa: 24-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Aparecida Franzoni.pdf9,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.