???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEsteves, Inês-
dc.contributor.advisor1Magina, Sandra Maria Pinto-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:25Z-
dc.date.available2008-02-22-
dc.date.issued2001-05-30-
dc.identifier.citationEsteves, Inês. Investigando os fatores que influenciam o raciocínio combinatório em adolescentes de 14 anos - 8ª série do Ensino Fundamental. 2001. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18495-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa consistiu em estudar a aquisição e o desenvolvimento dos primeiros conceitos de análise combinatória em adolescentes de 14 anos de idade, cursando a última série do Ensino Fundamental. Para tal, construímos uma seqüência de ensino, fundamentada em teorias psicológicas e educacionais, que parte de situações-problema através da contagem direta. Trabalhamos com dois grupos: experimental e de referência. Estes se submeteram a um pré-teste antes de serem introduzidos nesse novo conceito, para, depois, estudarem o conceito de análise combinatória, segundo duas abordagens distintas. Enquanto o grupo experimental realizou o estudo através de uma seqüência de ensino elaborada por nós, o grupo de referência seguiu a abordagem tradicional apresentada pelos livros didáticos. Por fim, os dois grupos realizaram um pós-teste, cujos resultados foram analisados sob os seguintes pontos de vista: desempenho geral dos grupos e desempenho por itens, objetivo, indivíduo. Por fim, procedemos à análise do comportamento de três duplas do grupo experimental quanto a seus desempenhos ao longo do estudo. Os resultados mostram que os alunos apresentaram dificuldade em resolver esses problemas. As principais causas de fracasso são referentes à confusão sobre a relevância da ordem, principalmente em problemas de combinação, falta de organização para enumerar os dados sistematicamente, dúvidas na identificação da operação aritmética equivalente e interpretação incorreta do problema, quando este apresenta mais de uma etapapor
dc.description.abstractThe aim of this research was studying the acquisition and the development of the prime concepts about combinatory analyses among fourteen years old teenagers finishing the elementary school. In order to do this, we developed a teaching sequence based on psychological and educational theories, which belong to problem-situations through the direct county. We dealed with two groups: the experimental and the reference ones. These had done a previous test before beginning the new concept, and then studying the combinatory analyses based on two different approaches. While the experimental group did a study through a teaching sequence prepared by us, the reference group followed the traditional approach presented by didactic books. At the end both groups did a final test whose results were analyzed observing these points of view: general fulfilment of the groups and the fulfilment by items, targets and the individual one. At last, we proceeded the analyse of the behaviour among the three pairs of students from the experimental group based on their performances during the study. The results showed that the students presented troubles solving these problems. The main faillure motives were about the misunderstanding of the order combination problems; lack of organization to number systematically the data, doubts about the identification of equivalent arithmetic species and the wrong interpretation of the problem when this presented more than one stageeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_ines_esteves.pdf: 1398393 bytes, checksum: 00e85c0fe28a54174670dcf548180753 (MD5) Previous issue date: 2001-05-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35304/dissertacao_ines_esteves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectAnalise combinatoriapor
dc.subjectRaciocinio combinatoriopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleInvestigando os fatores que influenciam o raciocínio combinatório em adolescentes de 14 anos - 8ª série do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_ines_esteves.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.