???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18492
Tipo do documento: Dissertação
Título: As concepções dos professores de Matemática sobre o uso da modelagem no desenvolvimento do raciocínio combinatório no Ensino Fundamental
Autor: Costa, Claudinei Aparecido da 
Primeiro orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: No desenvolvimento desta pesquisa procuramos estudar e analisar os instrumentos disponíveis para o professor de Matemática ensinar Combinatória no Ensino Fundamental por processo de Modelagem, bem como seus conhecimentos sobre o objeto matemático em jogo. A pesquisa foi desenvolvida junto à professores da Ensino fundamental e Médio da rede pública de ensino, participantes do projeto de formação continuada no correr do ano de 2002 pelo convênio PUC-SP/SEE. Neste sentido, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para o Ensino da Matemática do Estado de São Paulo 1º grau, e duas coleções de livros didáticos adotados atualmente por professores da rede pública. A seguir na análise dos questionários, sobretudo no questionário 2 se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Para tanto, utilizou-se de cinco questões, das quais três delas foram aplicadas na pesquisa realizada por ESTEVES (2001) e seus resultados validados por nós. Com os dados obtidos pudemos constatar dificuldades de ; estabelecer um procedimento sistemático, justificar as respostas, não uso ou pouco uso de representações e dificuldades para reconhecer na formação dos agrupamentos se a ordem é relevante ou não. Finalizando, foram feitas algumas considerações sobre a pesquisa aqui desenvolvida e sugestões para pesquisas futuras
Abstract: In the development of this researth we tried to study and analyze the available instruments for the Mathematics professor to teach Combinatory in the Fundamental Education for process of Modeling, as well as their knowledge on the mathematical object in game. The researth was developed close to teachers of Fundamental and Secundary Education of the public school, participants of the project of continuous formation in the course of year 2002 for the agreement PUC-SP/SEE. In this direction, we analyzed the Mathematics Parameters National Curriculum (PCN-EF) of Fundamental Education, the Curriculum for Matematics Teathing of São Paulo 1th level, and two collections of didactic books adopted now by teachers of the public school. To follow in the analysis of the questionnaires, above all in questionnaire 2, it grew in a qualitative perspective. For that, it was used five questions, of the whith three of them were applied in the research accomplished by ESTEVES (2001) and their results validated by us. With the obtained data we could verify difficulties of establishing a systematic procedure, to formation of the groupings if the order is relevant or not. Concluiding, some considerations were made here about the research developed and given suggestions for future researches
Palavras-chave: Princípio Multiplicativo
Formação de Professores
Escolhas Didáticas
Combinatory Reasoning
Modelling
Multiplicative principle
Formation of teachers
Didactic Choices
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Professores -- Formacao profissional
Raciocinio
Combinatorio
Modelagem
Principio multiplicativo
Escolhas didaticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Costa, Claudinei Aparecido da. As concepções dos professores de Matemática sobre o uso da modelagem no desenvolvimento do raciocínio combinatório no Ensino Fundamental. 2003. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18492
Data de defesa: 13-Oct-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_claudinei_aparecido_costa.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.