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Tipo do documento: Dissertação
Título: O exame nacional de cursos de matemática: polêmicas e indagações
Autor: Christino, Evânia Saraceni Couto
Primeiro orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Resumo: O tema do presente trabalho O Exame Nacional de Cursos de Matemática: polêmicas e indagações , tem como motivação a implantação de uma das avaliações mais controvertidas do sistema educacional brasileiro nos últimos anos. Elege como problema central a relação do Exame Nacional de Cursos, o Provão, com as discussões sobre os cursos de Licenciatura em Matemática, ora em curso. Tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de Licenciatura, avaliando os indicadores do Provão, e também os aspectos que o Provão não revela. Trata-se de pesquisa bibliográfica que se utiliza basicamente de documentos oficiais sobre o Exame Nacional de Cursos e das provas realizadas. Ao consolidar os dados disponibilizados pelo INEP, podemos concluir que há um descompasso entre o que o Exame Nacional de Cursos anuncia que vai avaliar e o que efetivamente avalia. É possível verificar a ênfase conferida a alguns conteúdos e habilidades em detrimento de outros. Destacamos ainda o fato de que a avaliação incide unicamente sobre o domínio de conteúdos matemáticos, deixando-se de lado os conteúdos de natureza didático-pedagógica
Abstract: The theme of this work: The National Examination of Mathematical Courses: polemical and research , is the reason for implantation of one of the most controvert evaluation of the Brazilian system of education these recent years. It appoints as a central problem, the connection of the National Examination of Courses, the Provão , with the discussion of licentiate courses of mathematic actually on hand. His objective is to contribute for the improvement in order to obtain the licentiate courses evaluating the indicators of the Provão , as well as the aspects that he does not reveal. It concerns a bibliographic research to use basically official documents on the National Examination of Courses and exams to be realized. To settle more firm the data by INEP, we can conclude that there is a divergence between what the National Examination of Courses announce to evaluate and what is effectively evaluate. It is possible to check the bombast given to some contents and ability on detriment of others. It appears also the fact that the evaluation is an incidence only on the property of mathematic contents, leaving aside the contents of didactic-pedagogical nature
Palavras-chave: National courses examination
Mathematic knowledge
Evaluation
Skillfulness
Formation of teachers
Licentiate course on mathematics
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Exame Nacional de Cursos
Conhecimento matematico
Avaliacao
Habilidades
Formacao de professores
Curso de licenciatura de matematica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Christino, Evânia Saraceni Couto. O exame nacional de cursos de matemática: polêmicas e indagações. 2003. 279 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18491
Data de defesa: 15-Oct-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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