???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18476
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNovaes, Diva Valério-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241999E6por
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:22Z-
dc.date.available2008-02-29-
dc.date.issued2004-10-14-
dc.identifier.citationNovaes, Diva Valério. A mobilização de conceitos estatísticos: estudo exploratório com alunos de um curso de Tecnologia em Turismo. 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18476-
dc.description.resumoNos dias de hoje, toma-se relevante o papel da Estatística em praticamente todas as áreas do conhecimento, especificamente nos cursos do nível Superior da Educação Tecnológica, em que está focado esse trabalho. Ela é ferramenta fundamental na interpretação e análise de dados, fornece elementos para controle, gestão e melhoria constante de processos e serviços. Consideramos ainda o fato de que essa área do saber é reconhecida mundialmente por seu papel na formação da cidadania crítica, por capacitar o sujeito para interpretar, avaliar criticamente e discutir a informação estatística nos diversos meios. Fomos assim motivados a realizar este estudo, que teve o objetivo de analisar se os alunos de um curso Superior de Tecnologia em Turismo estão mobilizando de forma eficaz, os conceitos e concepções constituídos na aprendizagem da Estatística, na resolução de problemas práticos de sua área de atuação, bem como, detectar dificuldades e tipos de erros cometidos após a aprendizagem. Foram sujeitos deste instrumento de pesquisa, seis duplas de alunos que já haviam cursado a disciplina Estatística. Analisamos seus procedimentos de resolução em situação-problema no campo de pesquisa de demanda turística, à luz de teorias da Didática da Matemática, propostas por pesquisadores franceses tais como Aline Robert (níveis de conceitualização e níveis de mobilização de conceitos) e Gerard Vergnaud (Teoria dos Campos Conceituais). Por estarmos propondo um estudo exploratório, a análise deverá servir de ponto de partida para um aprofundamento da pesquisa sobre a construção de conceitos por alunos que utilizarão a Estatística como ferramenta em seu contexto profissional, nas mais diversas áreaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_diva_valerio_novaes.pdf: 3168470 bytes, checksum: d881eff49fc929c7671f5f59a50e4749 (MD5) Previous issue date: 2004-10-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35272/dissertacao_diva_valerio_novaes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectExploratory Analyseeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectEstatistica matematicapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectAnalise exploratoria de dadospor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA mobilização de conceitos estatísticos: estudo exploratório com alunos de um curso de Tecnologia em Turismopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_diva_valerio_novaes.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.