???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18476
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mobilização de conceitos estatísticos: estudo exploratório com alunos de um curso de Tecnologia em Turismo
Autor: Novaes, Diva Valério 
Primeiro orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: Nos dias de hoje, toma-se relevante o papel da Estatística em praticamente todas as áreas do conhecimento, especificamente nos cursos do nível Superior da Educação Tecnológica, em que está focado esse trabalho. Ela é ferramenta fundamental na interpretação e análise de dados, fornece elementos para controle, gestão e melhoria constante de processos e serviços. Consideramos ainda o fato de que essa área do saber é reconhecida mundialmente por seu papel na formação da cidadania crítica, por capacitar o sujeito para interpretar, avaliar criticamente e discutir a informação estatística nos diversos meios. Fomos assim motivados a realizar este estudo, que teve o objetivo de analisar se os alunos de um curso Superior de Tecnologia em Turismo estão mobilizando de forma eficaz, os conceitos e concepções constituídos na aprendizagem da Estatística, na resolução de problemas práticos de sua área de atuação, bem como, detectar dificuldades e tipos de erros cometidos após a aprendizagem. Foram sujeitos deste instrumento de pesquisa, seis duplas de alunos que já haviam cursado a disciplina Estatística. Analisamos seus procedimentos de resolução em situação-problema no campo de pesquisa de demanda turística, à luz de teorias da Didática da Matemática, propostas por pesquisadores franceses tais como Aline Robert (níveis de conceitualização e níveis de mobilização de conceitos) e Gerard Vergnaud (Teoria dos Campos Conceituais). Por estarmos propondo um estudo exploratório, a análise deverá servir de ponto de partida para um aprofundamento da pesquisa sobre a construção de conceitos por alunos que utilizarão a Estatística como ferramenta em seu contexto profissional, nas mais diversas áreas
Palavras-chave: Estatística
Statistics
Exploratory Analyse
Teaching and Learning
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Estatistica matematica
Turismo
Analise exploratoria de dados
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Novaes, Diva Valério. A mobilização de conceitos estatísticos: estudo exploratório com alunos de um curso de Tecnologia em Turismo. 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18476
Data de defesa: 14-Oct-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_diva_valerio_novaes.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.