???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18453
Tipo do documento: Dissertação
Título: Compreensão, interpretação e legibilidade: processamento em apostilas do ensino fundamental
Autor: Rego, Alzemy Ferrreira
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Neste trabalho, refletimos sobre os processos subjacentes à leitura e ao desenvolvimento do leitor competente, levando em conta o tratamento dado à leitura em materiais didáticos, mais especificamente, em apostilas, usadas principalmente em escolas particulares, em busca de uma resposta para a questão: Qual o tratamento dado ao texto e à produção do sentido nas atividades de leitura propostas para a 58 série (série inicial da 28 etapa) do Ensino Fundamental? Objetivamos fazer uma análise de temas como compreensão, interpretação e legibilidade textual e verificar como são trabalhados nesses materiais didáticos, a partir dos pressupostos da Lingüística Textual. Diante da complexidade do processo de leitura, admitimos que o leitor só consegue construir o sentido do texto, ou seja, chegar à compreensão, mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual e de mundo, ativados durante a leitura. Constatamos, a partir das análises realizadas, que as apostilas de Língua Portuguesa de 58 série, utilizadas em escolas particulares, de modo geral, consideram tanto o enfoque cognitivo quanto o pragmático na interação leitortexto, entretanto não apresentam de modo claro a questão da compreensão. Observamos que, embora haja uma preocupação com esse processo, o ato de compreender um texto resume-se a atividades de conhecimento da língua e a reprodução de informações. Cabe, portanto, ao professor valer-se das sugestões apresentadas nesses materiais e criar novas estratégias para apoiar o alunolleitor na construção de seu percurso de leitura, para chegar à interpretação e à compreensão de textos
Abstract: Over this work we were able to reflect upon processes underlying reading and the development of a capable reader, taking into account the approach adopted towards reading included in school books more specifically in brochuras which are mainly used in private schools, and searching the answer for the question: What is the approach given to the text and to the production of sense in reading activities proposed to 5thgrade students, which is the start of Junior High School? Our objective was to study topic such as comprehension, interpretation and text legibility and to verify how these books are worked on from the guidelines of Text Linguistics. Facing the complexity of the reading process we have admitted that the reader is only able to build the sense of the text, that is, reach comprehension upon the interaction of several levels of knowledge, such as linguistic, text and general knowledge, which are activated through reading. We have detected from the performed studies that the Portuguesa language brochuras designed for 5th Grade and which were used in private schools, in general, took into account both the cognitive and pragmatic focus in the interaction reader - text, however they did not clearly present the question of comprehension. We have Biso observed that although there is the concerning of such process, the act of understanding a text is limited to activities related to the knowledge of the language and information reproduction. It is the teacher's role to take advantage of the suggestions included in such material to create new strategies to support lhe student I reader in the construction of a reading course reaching text interpretation and comprehension
Palavras-chave: Leitura (Ensino elementar)
Compreensao na leitura
Sentido do texto
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Rego, Alzemy Ferrreira. Compreensão, interpretação e legibilidade: processamento em apostilas do ensino fundamental. 2004. 156 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18453
Data de defesa: 30-Apr-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alzemy Ferreira Rego.pdf6,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.