???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Fernando Antonio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736112Y1por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:11Z-
dc.date.available2011-02-17-
dc.date.issued2001-08-21-
dc.identifier.citationPacheco, Fernando Antonio. Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo - Rio, 1940). 2001. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18437-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida através da crítica genética musical. São analisados os documentos de processo (manuscritos) dos cinco Prelúdios para violão solo, do maestro e compositor brasileiro Heitor VilIa-Lobos, com a finalidade científica de compreender o processo de criação artística, por meio de uma investigação comparativa dos documentos de processo com a obra editada. A análise, teve como sustentação teórica, a crítica genética sob a perspectiva da semiótica de linha peirceana; além disso são apresentados, elementos históricos e analíticos da produção musical dos cinco Prelúdios de Villa-Lobos. Por se tratar de um trabalho de estudo que envolve Análise Musical relacionada a obras para violão, o desenvolvimento desta pesquisa está diretamente associado às disciplinas de Violão e Estruturação Musical. o processo de criação do compositor Heitor Villa-Lobos em seus cinco Prelúdios para violão solo - como em toda sua obra - é direcionado por um projeto poético, que pode ser detectado em seu percurso de experimentação, onde são encontradas idéias musicais embrionárias bastante consistentes. Villa-Lobos se expressa através de códigos sonoros muito pessoais. Os cinco Prelúdios apresentam uma "fisionomia contemporânea": "achatamento e harmonização de contradições", com importante sentido do aspecto ideológico, atuando como neutralização das contradições sociais, abrandando as diferenças presentes na sua estética.por
dc.description.abstractThis research was developed through musical genetical criticism. The process documents (manuscripts) of the maestro and composer Villa-Lobos's five Preludes for solo guitar with the scientific purpose of understanding the artistical creation process are analyzed, through a comparative investigation of the process documents with the edited work. The analysis had as theoretical basis the genetical criticism under the semiotics perspective of the peirceana live; besides this, historical and analytical elements of the musical production ofthe five Vilia-Lobos Preludes are presented. As it is a study work that involves Musical Analysis related to works for guitar, the development of this research is directly associated to Guitar and Musical Structure disciplines. Composer Heitor Villa-Lobos's creation process in its five Preludes for solo guitar, as in allbis work , is directed by a poetical project that can be detected in its experimentation course where very consistent embryonic musical ideas are found. Villa-Lobos expresses himself through very personal sound codes. The five Preludes show a "contemporary expression" , "flattening and hannonization of contradictions", with important sense of the ideological aspect acting as neutralization of social contradictions, softening the differences present in its estheticseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:32:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Antonio Pacheco.pdf: 3230624 bytes, checksum: b1bb7dd82cc99551819845e44dc638c9 (MD5) Previous issue date: 2001-08-21eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35256/Fernando%20Antonio%20Pacheco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor [1887-1959] - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectMúsica para violãopor
dc.subjectCrítica genética musicalpor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleHeitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo - Rio, 1940)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Antonio Pacheco.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.