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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18437
Tipo do documento: Dissertação
Título: Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo - Rio, 1940)
Autor: Pacheco, Fernando Antonio 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida através da crítica genética musical. São analisados os documentos de processo (manuscritos) dos cinco Prelúdios para violão solo, do maestro e compositor brasileiro Heitor VilIa-Lobos, com a finalidade científica de compreender o processo de criação artística, por meio de uma investigação comparativa dos documentos de processo com a obra editada. A análise, teve como sustentação teórica, a crítica genética sob a perspectiva da semiótica de linha peirceana; além disso são apresentados, elementos históricos e analíticos da produção musical dos cinco Prelúdios de Villa-Lobos. Por se tratar de um trabalho de estudo que envolve Análise Musical relacionada a obras para violão, o desenvolvimento desta pesquisa está diretamente associado às disciplinas de Violão e Estruturação Musical. o processo de criação do compositor Heitor Villa-Lobos em seus cinco Prelúdios para violão solo - como em toda sua obra - é direcionado por um projeto poético, que pode ser detectado em seu percurso de experimentação, onde são encontradas idéias musicais embrionárias bastante consistentes. Villa-Lobos se expressa através de códigos sonoros muito pessoais. Os cinco Prelúdios apresentam uma "fisionomia contemporânea": "achatamento e harmonização de contradições", com importante sentido do aspecto ideológico, atuando como neutralização das contradições sociais, abrandando as diferenças presentes na sua estética.
Abstract: This research was developed through musical genetical criticism. The process documents (manuscripts) of the maestro and composer Villa-Lobos's five Preludes for solo guitar with the scientific purpose of understanding the artistical creation process are analyzed, through a comparative investigation of the process documents with the edited work. The analysis had as theoretical basis the genetical criticism under the semiotics perspective of the peirceana live; besides this, historical and analytical elements of the musical production ofthe five Vilia-Lobos Preludes are presented. As it is a study work that involves Musical Analysis related to works for guitar, the development of this research is directly associated to Guitar and Musical Structure disciplines. Composer Heitor Villa-Lobos's creation process in its five Preludes for solo guitar, as in allbis work , is directed by a poetical project that can be detected in its experimentation course where very consistent embryonic musical ideas are found. Villa-Lobos expresses himself through very personal sound codes. The five Preludes show a "contemporary expression" , "flattening and hannonization of contradictions", with important sense of the ideological aspect acting as neutralization of social contradictions, softening the differences present in its esthetics
Palavras-chave: Villa-Lobos, Heitor [1887-1959] - Crítica e interpretação
Música para violão
Crítica genética musical
Processo de criação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Pacheco, Fernando Antonio. Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo - Rio, 1940). 2001. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18437
Data de defesa: 21-Aug-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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