Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18429
Tipo: | Tese |
Título: | Estruturação de uma técnica projetiva de interesses para orientação profissional de adolescentes - TEPI |
Autor(es): | Barros, Delba Teixeira Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Ancona-Lopez, Marília |
Resumo: | Este trabalho apresenta o processo de elaboração de uma Técnica Projetiva de Interesses, denominada TEPI, voltada para o trabalho de Orientação Profissional com adolescentes. Sua circunscrição está na interseção da Psicologia Clínica, da Orientação Profissional e das Técnicas Projetivas. Tem como objetivo facilitar a ampliação do autoconhecimento do adolescente que busca a ajuda de um psicólogo na hora de escolher uma profissão. Está fundamentada na convicção de que o autoconhecimento é um dos recursos necessários para uma escolha consciente e responsável. Constituída por nove pranchas acromáticas representativas de áreas de interesse, conforme proposto por Angelini, a Técnica Projetiva de Interesses está alicerçada nas perspectivas de revelação de características da personalidade através das técnicas de apercepção temática. Pretende-se que a discussão dessas características sirva tanto à compreensão do orientador quanto do próprio orientando dos aspectos importantes envolvidos em sua escolha profissional. Foi elaborada para aplicação individual que consiste em solicitar ao orientando que crie uma história para cada prancha. O trabalho descreve o processo de criação e escolha dos desenhos mais adequados para atingir o objetivo proposto. Apresenta o quadro atual da Orientação Profissional através de um exame de sua história, discute a questão da escolha profissional, a fundamentação teórica, o papel dos interesses e a utilização de técnicas projetivas no processo de Orientação Profissional. Através de casos clínicos apresenta a utilização da Técnica Projetiva de Interesses em processo, individuais de Orientação Profissional, mostrando como a técnica pôde colaborar no processo como um todo e, especificamente, no aprofundamento do autoconhecimento do orientando. Desenvolvida na e para a realidade brasileira, esta técnica pretende servir como possibilidade de intervenção ao psicólogo que se dedica ao trabalho clínico de orientação profissional, sobretudo em um modelo que valorize o compartilhamento da compreensão adquirida sobre os conteúdos manifestados nas técnicas com o próprio cliente |
Abstract: | This work presents the elaboration process of a Projective Interest Technique denominated TEPI, dealingwith Vocational Guidance work with adolescents. Its circumscription is in the intersection of Clinical Psychology, Vocational Guidance and Projective Techniques. Its objective is to facilitate the self-knowledge of those adolescents who seek the help of a psychologist when they have to choose a profession. It is based on the conviction that self-knowledge is one of the necessary resources for a conscious and responsible choice. Constituted by nine black-and-white templates with drawings representing areas of interest, as proposed by Angelini, the Projective Interest Techniqueis based on the perspective of the revelation of characteristics of personality through the techniques of thematic apperception. The intention is that the discussion of those characteristics servesthe understanding of both the psycnologist and that of the person under orientation of those aspects involved in bis professional choice. It was planned for individual usage consisting in asking the client to make up a story for each template. The work describes the process of creation and choice of those drawings considered most suitable to attain the proposed objective. It presents the present situation of Vocational Guidance through the examination of its history and it discusses the question of professional choice, the theoretical foundation, the role played by interest and the usage of projective techniques in the Vocational Guidance processoIt presents, through the clinical cases, the usage of the Projective Interest Technique in individual processes of Vocational Guidance, showing how the technique could collaborate in the process as a whole and specifically in the deep examination of the c1ient's self-knowledge. Having been developed within Brazilian reality and in arder to attend it, this technique intends to serve as an intervention possibility to the psychologist dedicated to the clinical work of Vocational Guidance especially in a model that takes into consideration the sharing of understanding attained on the contents manifested in the techniques with the clienthimself |
Palavras-chave: | Interesses Psicologia clínica Vocational guidance Projective technique Interest Clinical psychology Orientacao profissional Tecnicas projetivas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Barros, Delba Teixeira Rodrigues. Estruturação de uma técnica projetiva de interesses para orientação profissional de adolescentes - TEPI. 2004. 253 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18429 |
Data do documento: | 19-Out-2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Delba Teixeira Rodrigues Barros.pdf Restricted Access | 41,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.