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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inspeção médica escolar em São Paulo (1911-30): a escola como lugar de higiene e saúde
Autor: Silva, Anete Charnet Gonçalves da 
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: A presente pesquisa situa-se num período - primeiras décadas do século XX -, em que os problemas da cidade de São Paulo, na opinião de médicos, higienistas e educadores que ocupavam cargos na administração pública, só poderiam ser solucionados pela educação e higiene. As epidemias assolavam a capital e muitos municípios do Estado de São Paulo. Esses fenômenos sanitários de natureza coletiva precisavam ser controlados. Os médicos, que atuavam na Saúde Pública, ganham espaço nessa sociedade e, pelo poder a eles conferido, passam a influenciar decisivamente nas políticas governamentais, defendendo, propondo e, muitas vezes, implementando medidas que julgavam apropriadas. O destaque imputado às ações de higiene, ao tempo que revela o quanto é grave a situação sanitária vivenciada pelo brasileiro, também contribui para redirecionar o eixo da discussão educacional. Nesse contexto, a escola é chamada a participar, a desempenhar um papel, que no imaginário republicano, a ela estava reservado. Este estudo busca compreender os mecanismos que, utilizados pelos poderes instituídos, procuraram "enquadrar" a escola às novas exigências "impostas" pelos novos tempos, a partir de uma perspectiva de higienização. Procura-se identificar, pesquisando decretos e leis, publicações e discursos médicos que veiculavam "saberes" sobre higiene e saúde, como a escola passa a ser um lugar de higiene e saúde
Abstract: The present survey lies in a period - the first decades of the twentieth century - when the problems of São Paulo City could only be solved througheducation and hygiene, according to physicians, sanitation specialists and educationalistswho worked in the Public Departament Epidemics swepd the capital and many other towns and cities in the State of São Paulo. These sanitary phenomena, which were of collective nature, had to be controlled. The physicians,who worked in the Public Health Departament. Gain groundin this society and, by by the power they were awarded, start to highly influence the governamental policies, defending, proposing and, many times, implementing,measures they believedto be appropriate. The emphasis given to hygiene measures not only shows how serious the Brazilian sanitary situation is, but also contributes to redirect the axis of the educational discussion. In this context, the school is asked to take part, to perform a role, wtTichin the republican imaginary,was reserved to it. This study is meant to understand the mechanisms that, used by the powers created, try to adequate the school to the new requirements imposed by the new era based on a hygiene perspective. The idea is to identify, analysing rules and regulations, medical articles and speeches, which talked about "knowings" about hygiene and health, as the school starts to be a place of health and hygiene
Palavras-chave: Higiene -- Historia -- Sao Paulo, SP
Saude publica -- Sao Paulo, SP
Educacao em saude -- Sao Paulo, SP
Inspecao medica escolar
Higienistas
Insalubridade
Educacao: Historia, Politica, Sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Anete Charnet Gonçalves da. Inspeção médica escolar em São Paulo (1911-30): a escola como lugar de higiene e saúde. 2001. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18405
Data de defesa: 30-Mar-2001
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