???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18395
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel da geometria descritiva nos problemas de geometria espacial: um estudo das secções de um cubo
Autor: Miranda, Samuel Santos de
Primeiro orientador: Healy, Siobhan Victoria
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar um ramo da Geometria tão pouco comum no Ensino Médio: a Geometria Descritiva, em particular quando usada, em um ambiente da Geometria Dinâmica, para investigar o problema das secções de um cubo. Três idéias nortearam a busca dos fundamentos teóricos: os princípios do "visto" e "sabido" de Bernard Parzysz (1988a); as dificuldades conceituais e técnicas nas representações dos objetos geométricos de Angel Gutiérrez (1998); bem como as idéias de Maria Bakó, a respeito do uso de programas de computadores associados à Geometria Dinâmica, como instrumento de auxílio no ensino e na aprendizagem da geometria espacial. Uma série de três experimentos de ensino foi realizada, buscando explorar seqüencialmente o estudo das secções do cubo por meio de manuseio do material concreto, pela utilização livre do software Cabri-Géometre /I e por um micromundo criado a partir das ferramentas de macroconstrução do software. Um total de 8 alunos de Ensino Médio de uma escola militar do estado de São Paulo participou dos ciclos de pesquisa. Os resultados foram considerados sob um ponto de vista quantitativo, comparando o número de secções encontradas nos três experimentos, e os dados foram também sujeitos à análise qualitativa, para identificar as diferentes perspectivas utilizadas nas construções dos alunos e suas tentativas a validá-Ias. Estas análises indicaram que o maior número de secções foi identificado no experimento envolvendo o micromundo de Geometria Descritiva, e que o pólo do "sabido" foi mais privilegiado neste experimento,com a maioria de alunos usando as propriedades evidentes nas representações na tela do computador para construir o conjunto de todas as seções possíveis.
Palavras-chave: Geometria Descritiva
Geometria Dinâmica
Figuras Geométricas
Representação
Educação Matemática
Descriptive Geometry
Dymanic Geometry
Geometrical Figures
Representation
Mathematics Education
Geometria -- Estudo e ensino
Geometria descritiva -- Estudo e ensino
Geometria -- Estudo e ensino
Geometria descritiva -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Miranda, Samuel Santos de. O papel da geometria descritiva nos problemas de geometria espacial: um estudo das secções de um cubo. 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18395
Data de defesa: 8-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samuel Santos de Miranda.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.