???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dimensões sociais da ceia pascal celebrada por Jesus: um estudo literário e histórico-teológico de Mc 14,22-25
Autor: Bustamante, José Miguel Alvarado
Primeiro orientador: Grenzer, Matthias
Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar as dimensões sociais da ceia de Jesus, segundo o evangelho de Mc 14,22-25. Quanto à metodologia exegética, a pesquisa é conduzida por meio da perspectiva sincrônica. O estudo literário desta perícope leva a situá-la no contexto das refeições de Jesus, das partilhas prodigiosas dos pães, podendo-se chegar a considerar a última ceia a culminância destas. Transparece assim, na narrativa de Mc, a importância do chamado projeto do êxodo enquanto busca da construção de uma sociedade justa e sem pobres, inclusiva e solidária. Certamente, esta ceia condensa toda a comensalidade de Jesus, que, por um lado, subverte os valores do sistema social da Palestina do século I sob o domínio dos romanos, baseados na busca da honra, do prestígio e do status... Por outro, o agir comensal de Jesus parece ser contestação às normas da pureza ritual das lideranças religiosas judaicas de Jerusalém, como também crítica à concepção expiatória dos sacrifícios apresentados no templo. A ceia de Jesus é antecipação do banquete escatológico, do qual participarão todos, segundo a fidelidade ao projeto do Reino de Deus. Sua morte, conforme o evangelho de Marcos, é interpretada na perspectiva profética da prática da justiça.
Abstract: The purpose of this study is to discuss the social dimensions of Jesus last supper, according to Mk 14,22-25. In regard to the exegetic methodology, this study is conducted using a synchronic perspect;s narrative, one perceives the importance of the so-called exodus project as a search for a fair society with no poor, an inclusive and compassionate society. Certainly, the last supper condensates al;s gospel, Jesus death is interpreted from a prophetic perspective of the practice of justice;
Palavras-chave: Ceia de Jesus
Páscoa judaica
Pão e vinho
Jesus supper
Judaic Passover
Kingdom of God
Bread and wine
Biblia -- N. T -- Marcos -- Critica e interpretacao
Pascoa -- Costumes e praticas
Reino de Deus
Ultima Ceia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Teologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia
Citação: Bustamante, José Miguel Alvarado. Dimensões sociais da ceia pascal celebrada por Jesus: um estudo literário e histórico-teológico de Mc 14,22-25. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18380
Data de defesa: 25-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Miguel Alvarado Bustamante.pdf870,77 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.