???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Leandro Alves dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250638E4por
dc.contributor.advisor1Petry, Luís Carlos-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:23:55Z-
dc.date.available2010-07-22-
dc.date.issued2010-05-13-
dc.identifier.citationSantos, Leandro Alves dos. Network technologies and the construction of knowledge: use of social networks as a teacher. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18268-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta e analisa o uso do atual conceito de redes sociais em ambientes de escolas públicas, situando a internet e o ciberespaço como um lugar que não somente fomenta o diálogo entre os membros da comunidade digital das redes, mas igualmente possibilita a construção colaborativa de grupos de conteúdos partilhados cognitivamente. Mostra que enquanto lugar digital, em um único site, constrói-se oportunidades de representação do pensamento, a partir de diversas estratégias da linguagem hipermídia, agregando múltiplos olhares, materializados, por meio de textos escritos, de imagens, de sons e de movimentos. São discutidos autores que enfocam os conceitos que alicerçam as relações conceituais, a partir dos referenciais teóricos para redes sociais, tecnologias da informação e da comunicação e teorias gerais da aprendizagem. Analisa o uso da tecnologia voltada à construção do conhecimento, a partir do enfoque da teoria das redes sociais, do conceito de matrizes e da idéia do espaço como um campo navegável, mostrando que é possível a modelagem de ambientes que instiguem as crianças e adolescentes a tecerem suas idéias colaborativamente. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com alunos do ensino fundamental e ensino médio de escolas distintas públicas. A análise dos dados recolhidos nos blogs demonstra o estabelecimento de um espaço de interação que favoreceu o processo de ensino-aprendizagem interferindo no processo comunicacional, tornando os alunos não apenas receptores, mas também emissores de mensagenspor
dc.description.abstractThe aim of this study is to present and analyze the use of the current concept of social networking environments in public schools, bringing the Internet and cyberspace as a place that not only encourages the dialogue among members of the digital networks but also allow the collaborative construction of user groups related to shared contents cognitively. It shows that while a digital space in a unique site, opportunities are built to represent of thought, from a variety of strategies such as hypermedia language, bringing multiple perspectives, materialized by means of written texts, images, sounds and movements. The authors discussed here focused on the concepts that underpin the conceptual relationships from the theoretical framework for social networks, information technologies and communication and general theories of learning. It analyzes the use of technology focused on the construction of knowledge, from the viewpoint of the theory of social networks, the concept of arrays and the idea of space as a navigable field, showing that it is possible to model environments that incites children and adolescents weave their ideas collaboratively. This is a qualitative study developed with students from elementary and high schools from different public schools. The analysis of data, collected in blogs, demonstrates the establishment of an interactive process that favored the teaching-learning interferes with the communication process, showing the students not only as receivers but also senders of messageseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Alves dos Santos.pdf: 5191589 bytes, checksum: 9244d66ea3976da9a714945256b21777 (MD5) Previous issue date: 2010-05-13eng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35062/Leandro%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentMídias Digitaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectHypermediaeng
dc.subjectEducacao -- Inovacoes tecnologicaspor
dc.subjectInternet na educacaopor
dc.subjectRedes de relacoes sociaispor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.titleTecnologias em rede e a construção de conhecimento: uso das redes sociais na atividade docentepor
dc.title.alternativeNetwork technologies and the construction of knowledge: use of social networks as a teachereng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro Alves dos Santos.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.