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Tipo do documento: Dissertação
Título: O recurso tecnológico no processo de letramento de alunos surdos, numa perspectiva educacional bilíngue
Título(s) alternativo(s): Technological resources in literacy acquisition processes by deaf students, in a bilingual learning perspective
Autor: Kober, Débora Caetano 
Primeiro orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: O presente estudo, intitulado "O Recurso Tecnológico no Processo de Letramento de Alunos Surdos, numa Perspectiva Educacional Bilingue", busca compreender a construção de sentidos pelo sujeito surdo a partir da abordagem fenomenológica da percepção e da linguagem proposta por Merleau-Ponty, Carmo, Bicudo, Espósito, Heidegger, Basbaum e Flusser, verificando, então, as possibilidades abertas pelo uso das imagens técnicas em tal contexto. Apresentamos, de forma breve, o contexto histórico-educacional dessa minoria linguística, com base em autores como Sacks, Skliar e Souza, bem como as questões da identidade, os conceitos de deficiência e do estigma, a partir de autores como Goffman, Elias e Scotson, para contextualizar a educação bilíngue à qual nos reportamos. Assim posto, esboçamos a perspectiva bilíngue adotada por nós, que compreende a Língua Brasileira de Sinais - Libras - como primeira língua e a língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como a segunda, o que nos impõe reflexões sobre a tradução, não só no que diz respeito à escolarização do surdo, mas como uma experiência vivida, diante da presença maciça da escrita e da imagem em nossa sociedade. Nossa pesquisa está pautada na experiência, numa abordagem qualitativa ancorada na fenomenologia, a partir das considerações de Moreira. Ponderamos o papel da língua e da linguagem no letramento do surdo em segunda língua a partir de Fernandes, Quadros, Soares, Bakhtin, Vygotsky e Bajard e suas implicações no contexto escolar. A escrita como técnica, como imagem, a imagem-técnica e a cinematografia e os dispositivos tecnológicos desse processo como uma "extensão do corpo" no dizer de McLuhan, permitem-nos discutir e pensar a língua de sinais como uma montagem de planos, escrita pictórica que consegue traduzir o pensamento, expondo conceitos e dando sentido ao vivido, a partir de autores como Basbaum, Flusser e Eisenstein
Abstract: The present study, titled "Technological Resources in Literacy Acquisition Processes by Deaf Students, in a Bilingual Learning Perspective", aims at understanding the construction of meaning by deaf subjects based on the phenomenological approach proposed by Merleau-Ponty, Carmo, Bicudo, Espósito, Heidegger, Basbaum and Flusser, and then probes possibilities opened by the use of technical images in such a context. We briefly present the historical and educational background of this language minority according to Sacks, Skliar ans Souza, as well as questions of identity and concepts of disability and stigma as formulated by Goffman, Elias and Scotson, in order to contextualize the bilingual education to which we refer. Based on that we lay out the adopted bilingual perspective, one that encompasses Brazilian Sign Language - Libras - as first language, and written Portuguese as a second one, which prompts us to reflect on questions of translation not only in respect to schooling of deaf subjects, but also as a life experience, given the massive weight of writing and images in our society. Our investigation is based on experience, under a qualitative approach anchored by Moreira's phenomenological considerations. We weigh the role of speech and language in literacy acquisition by deafs as second language following the works of Femandes, Quadros, Soares, Bakhtin, Vygotsky and Bajard, as well as its implications a in the school context. Writing as technique, as image, technical images and cinematography, and technological devices of this process as "body extensions", in the words of McLuhan, allow us to discuss and conceptualize sign language, based on authors Basbaum, Flusser and Eisenstein, as an assembly of plans, a pictorial writing that is able to translate thought, to present concepts and to give meaning to experience
Palavras-chave: Percepção
Linguagem
Língua de sinais
Letramento
Tecnologia
Perception
Language
Sign language
Literacy
Technology
Lingua brasileira de sinais
Surdos -- Educacao -- Bilinguismo
Inovacoes educacaionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Kober, Débora Caetano. Technological resources in literacy acquisition processes by deaf students, in a bilingual learning perspective. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18237
Data de defesa: 15-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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