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Tipo do documento: Dissertação
Título: Business game, uma contribuição para a aprendizagem no mundo corporativo
Autor: Domingos, Mateus Filipe 
Primeiro orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: A pesquisa trata acerca de business game ERP-SIM, uma ferramenta do IBTA, Instituto Brasileiro de Tecnologias Avançadas, trazendo a análise de estudo e resultados de alunos que jogaram o Business game ERP-SIM como ferramenta para desenvolvimento e promoção da aprendizagem para profissionais no mundo corporativo, onde o público-alvo é pertencente à modalidade andragógica. Focalizamos nosso instrumento escrito (questionário) com questões relacionadas ao Marketing. Durante a pesquisa procuramos trazer conceitos relacionados a andragogia, aprendizagem significativa de Ausubel, games em geral e gamification, business game, investigando as formas de como se dá a aprendizagem no game, especialmente nos jogos de empresas. Em relação às teorias da aprendizagem e às abordagens, trouxemos um breve relato behaviorista de Skinner, sociocognitivo, histórico e socialização de Vygotsky, e é através destas abordagens que acontece a promoção da aprendizagem e a inserção do aprendiz ao meio ou grupo corporativo. Isto tem sido confirmado pelo fato de alguns executivos de empresas incentivarem seus funcionários a participarem de treinamentos que acelerem e promovam a aprendizagem com conteúdos de diversas áreas de atuação e projetos organizacionais. Atualmente, os jogos de negócio são usados como ferramenta de auxílio na aprendizagem em treinamento de diversas áreas em universidades, especialmente nos cursos de administração de empresas, garantindo, assim, aos futuros administradores uma bagagem significativa para enfrentar o mundo real dos negócios.Teoricamente nos embasamos em conceitos abordados pelos principais autores: Bellan, Gramigna, Sauaia, Martinelli, Huizinga, Kirby, Piaget, Karl Kapp, Malcolm Knowles, Moreira, Vygotsky, Ausubel, entre outros, adotando conceitos relacionados a aprendizagem por intermédio do business game. A pesquisa também traz a análise de alguns passos adotados no game para a promoção da aprendizagem à luz das abordagens e teorias de Vygotsky
Abstract: The research deals about business ERP-SIM game, one IBTA tool, Brazilian Institute of Advanced Technologies, we bring the study of analysis and results of students who played the Business ERP-SIM game as a tool for development and learning promotion for professionals in the corporate world, where the target audience is owned by andragogical mode. We focus our writing instrument (questionnaire) with issues related to Marketing. During the research we seek to bring concepts related to andragogy, meaningful learning of Ausubel. Games in general and gamification, business game, investigating the ways of how does learning the game especially in game companies. Regarding learning theories and approaches, we brought a brief account of Skinner behavioral, social cognitive, historical and socialization Vygotsky, and it is through these approaches that happens to promotion of learning and insertion apprentice in half or corporate group. This has been confirmed by the fact that some corporate executives to encourage their employees to participate in training that accelerate and promote learning with content from various fields of expertise and organizational projects. Currently the business games are used as an aid in learning tool for training in various areas at universities, especially in business administration courses, thus ensuring the future managers a significant baggage to face the real world of business. Theoretically we rely on concepts covered by major authors: Bellan, Gramigna, Sauaia Martinelli, Huizinga, Kirby, Piaget, Karl Kapp, Malcolm Knowles, Moreira, Vygotsky, Ausubel among others, adopting concepts related to learning through the intermediary of the business game. The survey also brings the analysis of some steps taken in the game to promote learning the light of the approaches and theories of Vygotsky
Palavras-chave: Business Game
ERP-SIM
Aprendizagem
Interação
Coletivo
Andragogia
Marketing
Learning
Interaction
Collective
Andragogy
Marketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Domingos, Mateus Filipe. Business game, uma contribuição para a aprendizagem no mundo corporativo. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18202
Data de defesa: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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