???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18197
Tipo do documento: Tese
Título: Internet das coisas, design thinking e os paradigmas do consumo
Autor: Segura, Claudir 
Primeiro orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: Uma nova era onde celulares pagam contas, residências, indústrias e prédios, munidos e sensores controlam produção o fluxo de energia e de água até médicos monitoram a saúde de seus pacientes remotamente, e designers animam personagens com seus próprios movimentos. Essa nova era de conexões entre múltiplos dispositivos, recebendo e enviando dados pela Internet é o que chamamos de Internet das Coisas, tradução do inglês de Internet of Things. O objetivo deste trabalho é problematizar a Internet das Coisas e sua aplicação sob a filosofia do Design Thinking e de que maneira os paradigmas do consumo serão quebrados a partir dessa intervenção. Vemos que nessa nova etapa tecnológica a participação do homem no processo é de vital importância para o crescimento e aplicação da IoT. Não se trata apenas de se criar uma interface para que o usuário possa interagir. Trata-se de se criar pontos de contato para o enriquecimento da experiência do usuário e consequentemente obter uma aplicação mais adaptada a sua necessidade e ainda elencar a possível interdisciplinaridade entre as áreas aqui estudadasiplinaridade
Abstract: A new era where smartphones pay bills, households, industries and buildings, industries production sensors control the flow of energy and water . Doctors can monitor health of their patients remotely, and designers can animate characters with their own movements. This new era of connections between multiple devices, receiving and sending data over the Internet is what we call the Internet of Things, English translation of The Internet of Things The objective of this study is to problematize the Internet of Things and its application under the philosophy of the Design Thinking and how the consumption paradigms are broken from that intervention. We see that in this new technological step man s participation in the process is of vital importance to the growth and application of the IoT. This is not just a case to create an interface for the user to interact. It is to create contact points for enriching the user experience and consequently a more tailored application to his need and also to list possible interdisciplinary areas studied here
Palavras-chave: Internet das coisas
Design thinking
Marketing
Design
Interface
Interdisciplinaridade
Internet of things
Interdisciplinary
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Segura, Claudir. Internet das coisas, design thinking e os paradigmas do consumo. 2015. 120 f. Tese (Doutorado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18197
Data de defesa: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudir Segura.pdf8,47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.