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dc.creatorLemes, David de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126458J6por
dc.contributor.advisor1Vega, Ítalo Santiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708346Y6por
dc.date.accessioned2016-04-29T14:23:36Z-
dc.date.available2015-05-21-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.identifier.citationLemes, David de Oliveira. Fábula PXP - a técnica de Programação Exploratória (PXP): projetos de criação e desenvolvimento de jogos digitais. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18179-
dc.description.resumoO desenvolvimento de jogos digitais é uma atividade exponencialmente em ascensão à medida que os mais diversos dispositivos os quais suportam os games se popularizam. Sob o olhar do desenvolvimento de games, nos dias atuais, diversas ferramentas possibilitam que o mais inexperiente programador possa criar e desenvolver um jogo digital. Esta pesquisa apresenta um modelo de trabalho que busca apresentar a importância da narrativa nos jogos, como as ideias são organizadas para a produção de um jogo digital e, sobretudo, uma técnica de programação que ajudará o game designer, ou o projetista de jogos digitais a entender como uma máquina de cálculos, o computador, pode ampliar ou limitar os uso das ideias e narrativas originais do projetopor
dc.description.abstractThe development of digital games is an activity that grows exponentially as the many game supporting devices become popular. Under the game development perspective, nowadays, several tools "promise" to make the most inexperienced programmer able to create and develop a digital game. This research presents a work model that seeks to introduce the importance of narrative into games, the way the ideas are organized to produce a digital game and, overall, a programming technique that will help the game designer, or digital games designer to understand how a calculations, the computer, may enhance or hinder the use of ideas and original narrative of a projecteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 David de Oliveira Lemes.pdf: 762934 bytes, checksum: 50e7e21a7cb2e27f5b3da0707887c572 (MD5) Previous issue date: 2015-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34971/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentMídias Digitaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFábula de jogopor
dc.subjectUnidade mínima de Ffábulapor
dc.subjectProgramação exploratóriapor
dc.subjectDocumento de projeto de jogopor
dc.subjectDocumento executável de jogopor
dc.subjectGame fableeng
dc.subjectMinimal fable unityeng
dc.subjectExploratory programmingeng
dc.subjectDocument of game projecteng
dc.subjectExecutable game documenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.titleFábula PXP - a técnica de Programação Exploratória (PXP): projetos de criação e desenvolvimento de jogos digitaispor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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