???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18177
Tipo do documento: Dissertação
Título: Live cinema: narrativas de autoria coletiva em tempo real: da fase poética subjetiva a produção de narrativas objetivas
Autor: Rodrigues, Alexandre Coronato 
Primeiro orientador: Bastos, Marcus Vinícius Fainer
Resumo: Este estudo busca compreender o estado atual dos processos de produção de narrativas coletivas em tempo real e identificar uma forma diferente, ainda não experimentada, de criação de Live Cinema. Para tanto, parte-se da definição do conceito de narrativa apoiado nas teorias filosóficas de Rolland Barthes e Walter Benjamin somada às teorias estéticas sobre a mídia digital de Lev Manovich, da análise dos tipos de narrativas cinematográficas de André Parente e da discussão do conceito de autoria segundo os pesquisadores Lucia Santaella, Arlindo Machado e Antonio Miranda. A partir destas definições identificou-se os parâmetros estruturais das narrativas digitais contemporâneas, que permitiram a análise de quatro exemplos atuais da produção coletiva de histórias em tempo real, diferenciando-os quanto ao tipo de narrativa criada e a profundidade da participação coletiva em sua criação. Como resultado, este trabalho apresenta a especificação de um sistema coletivo de produção de narrativas em tempo real, que comprova a descoberta revelada pela análise e aponta o universo de possibilidades surgidas com o advento das tecnologias digitais de processamento da informação
Abstract: This study aims to understand the current state of the production processes of collective narratives in real-time and identify a different way, not yet experienced, to create Live Cinema pieces. Therefore, it starts from the narrative concept definition supported by the philosophical theories of Rolland Barthes and Walter Benjamin added to the aesthetic theories of digital media of Lev Manovich, the analysis of the types of cinematographic narratives of André Parente and authorship concept discussion according to researchers Lucia Santaella, Arlindo Machado and Antonio Miranda. From these definitions we identified the structural parameters of contemporary digital storytelling, which allowed the analysis of four current examples of collective production of stories in real time, distinguishing them as the kind of narrative created and the depth of the collective participation in its creation. As a result, this paper presents the specification of production real-time collective narratives system, which proves the discovery revealed by analysis and points the universe of possibilities that arise with the advent of digital technologies of information processing
Palavras-chave: Narrativa coletiva
Tempo real
Live cinema
Interação
Collective narrative
Real-time
Interaction
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Rodrigues, Alexandre Coronato. Live cinema: narrativas de autoria coletiva em tempo real: da fase poética subjetiva a produção de narrativas objetivas. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18177
Data de defesa: 10-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Coronato Rodrigues.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.