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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas do aprendizado complexo: o conhecimento que é dissipado por corpo-entorno-cognição
Autor: Francelin, Diogo Oswaldo 
Primeiro orientador: Peixoto, Nelson Brissac
Resumo: Esta pesquisa é feita da ideia de que os homens e suas conversações devem sinalar o início da inquietação semiótica. A expressão é de Charles Sanders Peirce (CP 8.112, apud Santaella, 2004, p.11) e sugere que não se deve começar pelas ideias puras. A partir dessa indicação, aqui se propõe tratar o viver em sociedade a partir do perspectivismo ameríndio (VIVEIROS de CASTRO, 2002), em conexão com a teoria corpomídia (KATZ & GREINER). O perspectivismo ameríndio nos conecta com a comunicação e a cognição de outras gentes, podendo contribuir para o alargamento das pesquisas no campo da semiótica cognitiva. A teoria corpomídia favorece o foco nos fluxos cognitivos entre os corpos e seus entornos, isto é, dos homens e suas conversações . Na rota de entender o mapa da proposta peirceana homens e suas conversações - dá-se atenção aos neurônios-espelho, pois possibilitam o surgimento de modos de conhecer num espaço compartilhado, que é, por sua vez, um espaço de ação (GREINER, 2010, p.83). Neurônios-espelho possibilitam um tipo de experiência construído através da observação da ação do outro - pressuposto fundamental para a empatia que fortalece o aprendizado. Um aprendizado entre corpos que são sempre mídias de si mesmos (KATZ & GREINER), fenótipos de suas conversações com os entornos. Comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do mundo do que comparação (BARROS, 2006, sem pg.)
Abstract: The present work is on the idea that men and their conversations must sign the beginning of the unrest of semiotics. The statement is from Charles Sanders Peirce (CP 8.112, apud Santaella, 2004, p.11) and suggests that one should start with pure ideas. From this statement, we propose to approach the issue of living in society from the Amerindian perspectivism (VIVEIROS de CASTRO, 2002), in connection with the corpomídia theory (bodies that are media of themselves)(KATZ & GREINER). The Amerindian Perspectivism connects us with communication and the cognition of others peoples, contributing to the expansion of researches in the field of cognitive semiotics. And the corpomídia theory (bodies that are media of themselves) favors the focus in the cognitive flows between the body and its surroundings, or men and their conversations . In order to understand the map of the Peircean intifada - men and their conversations - attention is paid to the mirror neurons, because they allow the emergence of ways of knowing in a shared space, which is, in turn, an action space (GREINER, 2010, p.83). Mirror neurons allow a kind of experience built by the observation of one's actions a fundamental assumption for empathy that enhances learning. A learning between bodies that are always media of themselves (KATZ & GREINER), phenotypes of theirs discussions with the surroundings.Comparamentos. I had more communion with the things of the world than with comparisons (BARROS, 2006, w/o pg.)
Palavras-chave: Semiótica cognitiva
Perspectivismo ameríndio
Corpomídia
Neurônios-espelho
Cognitive semiotics
Amerindian perspectivism
Corpomídia
Mirror neurons
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Francelin, Diogo Oswaldo. Práticas do aprendizado complexo: o conhecimento que é dissipado por corpo-entorno-cognição. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18083
Data de defesa: 5-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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