REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Marcos Antonio dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434271E2por
dc.contributor.advisor1Getschko, Demi-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:22:52Z-
dc.date.available2011-06-20-
dc.date.issued2011-05-26-
dc.identifier.citationReis, Marcos Antonio dos. O comércio eletrônico no negócio de turismo. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18074-
dc.description.resumoA sociedade organizada e moderna apresenta-se cada vez mais globalizada e informatizada, na qual a competitividade entre as empresas aumenta significativamente, dia a dia. Clientes e potenciais clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes sobre os produtos e as empresas. A Internet mostra-se como ferramenta estratégica muito importante nas transformações de mercados e na cadeia de consumo, causando mudanças e forçando as empresas a repensar seus modelos de negócios. O comércio eletrônico é um gigante que movimentou US$ 502,1 bilhões em 2009, no mundo todo. Para 2013, há uma projeção de US$ 963 bilhões, com taxa anual de crescimento na ordem de 19,5% ao ano (disponível em: www.ecommercenew.com.br, consultado em 01/2011). O turismo, na visão do cliente, compõe-se de informações que podem ser disponibilizadas largamente pela Internet. A cada dia, surgem novas empresas, utilizando-se dessa ferramenta para realizar negócios no mercado de turismo. Algumas empresas apresentam seus produtos somente pela Internet, enquanto outras se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Esta pesquisa estuda alguns comportamentos do setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção sobre as influências da utilização da Internet. Evidencia possíveis causas e efeitos em empresas que utilizam ou não a Internet como meio de venda e comunicação, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o do comércio eletrônico na concretização do negócio turismo no Brasilpor
dc.description.abstractModern organized society lives in a crescently globalized and informatized world, where competitiveness among companies grows stronger every day. At the same time, potential and effective clients are more demanding and more informed about the products and the corporations. Internet has showed itself as a very important strategic tool in the transformation of the markets and the consumption chain, causing changes and forcing companies to rethink its business models. Electronic commerce is an emerging giant, having moved, throughout the world, US$ 502,1 billion in 2009, with an estimate projection of US$ 963 billion in 2013 - an annual growth rate around 19,5% (source: www.ecommercenew.com.br). Tourism, in the view of the client, is formed by information that is largely available in the internet. Everyday new companies are formed using the internet as a business marketplace in the tourism sector. Some companies offer its products exclusively on the internet, while others still use the traditional means. This research studies some practices of the tourism sector in Brazil, aiming to obtain a more clear perception on the impact and influence of the internet over it. Evidences possible causes and effects of internet's utilization and its non utilization as a marketplace, an important mean of communication and the business models derived from it. Finally, it tries to offer a clear sight of its role together with the e-commerce in the consolidation of the tourism business in Brazileng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37095/Marcos%20Antonio%20dos%20Reis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectAgência de viagens e turismopor
dc.subjectDesintermediaçãopor
dc.subjectElectronic commerceeng
dc.subjectTravel and tourismeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectDisintermediationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleO comércio eletrônico no negócio de turismopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Antonio dos Reis.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.