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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marachimbé chegou foi para apurar: estudo sobre o castigo simbólico, ou peia, no culto do Santo Daime
Autor: Silva, Leandro Okamoto da 
Primeiro orientador: Brito, Enio José da Costa
Resumo: A pela é popularmente conhecida entre os adeptos do culto do Santo Daime como "a surra do daime". Expressa-se por vômitos, diarreias, tremedeiras, mal estar, ou qualquer outro tipo de evento desagradável pelo qual possa se encontrar o sujeito sob efeitos do potente alucinógeno de origem indígena. A escolha da pela, ou castigo simbólico, se deu por motivos pessoais e pelo fato de não haver quaisquer pesquisas sobre esse tema. É nossa hipótese que a pela é uma experiência simbólica de caráter polissêmico e não se limita somente à idéia de castigo. A sua interpretação e Dignificação estão intimamente relacionadas com a noção de cura e doença, e tem como implicação principal a ordenação simbólica dos adeptos. Os efeitos purgativos comuns à bebida, no Santo Daime, são resignificados e interpretados a partir de um sistema de valores que prioriza o bem, a luz, a "verdade", em detrimento do real, das trevas e da "ilusão". A pela tem, assim, ação coercitivo e mediadora, agindo no sentido de promover o aprimoramento da conduta dos adeptos segundo o modelo idealizado por mestre Irineu e padrinho Sebastião, lideres principais da linha daimista pesquisada. A pela, enfim, não é um fenômeno a priori é produto cultural das experiências idiossincráticas dos lideres e demais daimistas e, dessa forma, tem também importância histórica, na medida em que grandes pelas coletivas são lembradas como momentos de dificuldades vivido pelo grupo. A pesquisa foi participante e realizou-se na igreja paulista Céu de Maria, localizada nos arredores da capital paulistana, junto à fiscais masculinos e femininos
Abstract: The peia is well known among the Santo Daime followers as the Daime's punishment". It expresses itself through vomit, diarrhea, trembling, sickness, or any other unpleasant event by which one may find oneself under the effect of the powerful indian drink. The choice for the peia, or symbolic punishment, was due personnai reasons e because there are no studies that focus this subject. It is our hyphotesis that the peia has a polyssemic nature that goes beyond the Idea of of punishment. Its interpretation and meaning are closely connected with the notion of healing and disease, and it has as the main implication the symbolic ordering of the adept. The purgative effects os the tea are remeant and interpreted under values that priorize the good, the light and the truth instead of the evil, the darkness and the "illusion". The peia has coercive and mediator action, acting in order to promote the improvement of the adepts conduct according to the,model created by mestre Irineu and padrinho Sebastião, leaders of the group researched. The peia is not a priori fenomenal, it is the cultural product of the personnal experiences of the leaders and other daimistas and, so it has also hystorical importance once great colective peias are reminded as moments of difficulties lived by the whole group. The reaserch was a joining one and took place at the church Céu de Maria, located in the suburbs of São Paulo
Palavras-chave: Marachimbe
Santo Daime
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Silva, Leandro Okamoto da. Marachimbé chegou foi para apurar: estudo sobre o castigo simbólico, ou peia, no culto do Santo Daime. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1797
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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