???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17497
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória do serviço social escolar de Limeira: construção de uma educação para além do capital
Autor: Bull, Thalita Giovanna 
Primeiro orientador: Martinelli, Maria Lúcia
Resumo: Esta dissertação busca evidenciar o processo de trabalho dos assistentes sociais do setor de Serviço Social Escolar, compreendendo a trajetória histórica pela qual esses profissionais chegaram à Secretaria Municipal da Educação e ali passaram a construir uma experiência que vem conquistando reconhecimento e visibilidade. A partir da realização de entrevista com a coordenadora do setor, que acompanhou esse processo desde o início, buscamos reconstruir tal trajetória, identificando a forma pela qual as determinações conjunturais nele repercutiram. Por meio da aplicação de um questionário, buscamos traçar um perfil acerca das principais características pessoais e profissionais dos assistentes sociais que compõem a equipe. São apresentadas as atribuições dos assistentes sociais do setor, bem como os principais projetos realizados durante os 13 anos em que essa experiência vem sendo construída. Com base no referencial teórico sustentado por autores do campo da tradição marxista e, particularmente, no âmbito específico do Serviço Social, bem como na experiência profissional construída no setor de Serviço Social Escolar, esta pesquisadora considera a educação um importante campo de disputas em torno da hegemonia, onde os assistentes sociais podem e devem contribuir com a construção de uma cultura própria da classe trabalhadora, que possibilite a ruptura com as formas de dominação e exploração presentes na sociedade capitalista, no sentido de construção de uma educação para além do capital . (MÉSZÁROS, 2005)
Abstract: This essay seeks to show the working process of social workers in the sector of School Social Work, including the historical path by which these professionals achieved the Municipal Department of Education and have started to build an experience that has gained recognition and visibility. Based in an interview with the coordinator of the department, which followed this process from the beginning, we reconstruct this path by identifying the way in which the determinations have affected it. Through the application of a questionnaire we draw a profile on the main personal and professional characteristics of social workers in the team. We have presented the tasks of social workers in this sector as well as the major projects conducted during the 13 years in which this experience has been built. Based on the theoretical framework supported by authors from the Marxist tradition field, particularly in the specific context of Social Work, as well as professional experience in the industry built School of Social Work, this researcher considers education an important field of disputes on hegemony, where social workers can and should contribute to build a working class culture, which allows a break with the forms of domination and exploitation present in the capitalist society, to build an "education beyond the capital". (MÉSZÁROS, 2005)
Palavras-chave: Serviço social escolar
Serviço social na educação
Processo de trabalho dos assistentes sociais
School social work
Education
Working process of social workers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Serviço Social
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Bull, Thalita Giovanna. Trajetória do serviço social escolar de Limeira: construção de uma educação para além do capital. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17497
Data de defesa: 17-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thalita Giovanna Bull.pdf7,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.