REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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dc.creatorSério, Tereza Maria de Azevedo Pires-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723112J6por
dc.contributor.advisor1Guedes, Maria do Carmo-
dc.date.accessioned2016-04-29T13:32:26Z-
dc.date.available2011-06-27-
dc.date.issued1990-11-30-
dc.identifier.citationSério, Tereza Maria de Azevedo Pires. Um caso na história do método científico: do reflexo ao operante. 1990. 417 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/17365-
dc.description.resumoCom o objetivo de identificar algumas características da transição do conceito de reflexo para o conceito de operante, no âmbito do sistema explicativo skinneriano, foram analisados vinte artigos e um livro de B.F. Skinner publicados no período 1930-1938. A trajetória da construção do sistema explicativo skinneriano, de 1930 a 1938, foi acompanhada através dos conceitos de reflexo, condicionamento, força do reflexo e taxa de resposta. O compromisso original com o conceito de reflexo, visto já dentro de uma determinada concepção de ciência, parece colocar limites para a formulação inicial do conceito de operante e acarretar alguns dilemas com os quais dever se confrontar o sistema explicativo skinneriano na continuidade de seu processo de elaboraçãopor
dc.description.abstractB.F. Skinner's twenty articles and one book. published between 1930-19387 were analyzed with the goal of identifying some characteristics of the transition from the concept of reflex to the concept of operant within the scope of the explanatory skinnerian system. The skinnerian explanatory system's trajectory of construction, from 1930 to 1938, was followed through the concepts of reflex, conditioning, reflex strength and response rate. The original commitment with the concept of reflex, which was already seen within a given conception of science, seems to impose limits to the early formulation of the concept of operant, and seems to imply some dilemmas which the skinnerian explanatory system will have to face in the continuity of its elaboration processeng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36336/Tereza%20Maria%20de%20Azevedo%20Pires%20Serio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleUm caso na história do método científico: do reflexo ao operantepor
dc.typeTesepor
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