Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bastos, Ana Claudia Gondim | - |
dc.contributor.advisor1 | Sass, Odair | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T13:31:28Z | - |
dc.date.available | 2005-03-11 | - |
dc.date.issued | 2005-03-21 | - |
dc.identifier.citation | Bastos, Ana Claudia Gondim. A crítica social na indústria cultural: A resistência administrada no Rock Brasileiro dos anos 80. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17174 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa contribuir para a discussão das canções de crítica inseridas no aparato tecnológico da indústria cultural no Brasil. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites de crítica, assim como examinar o potencial e as limitações críticas presentes nas músicas de conteúdo crítico ao status quo. Para análise escolheu-se o rock brasileiro surgido na década de 1980, pois caracterizava-se por conter canções de conteúdo rebelde. Para representar o rock brasileiro foi eleito o grupo musical Titãs, constituído em 1982. As principais razões que fundamentam essa escolha estão nas características artístico-musicais e nos posicionamentos políticos do grupo, notadamente marcados pela rebeldia. Além de tratar-se de uma banda com uma presença significativa no mercado fonográfico, dada a constância de sua produção musical, possibilitando observar e analisar as diferentes fases que atravessou nos últimos vinte anos e, assim, verificar os limites em que se dá o exercício dessa crítica e até que ponto esse potencial persistiu, foi esvaziado ou suprimido. O referencial teórico que norteará a análise, e em que se circunscreve meu objeto é fornecido pela Teoria Crítica desenvolvida pelos integrantes da chamada Escola de Frankfurt. São analisados os diversos momentos e envolvimentos dos Titãs com a indústria cultural brasileira, sempre direcionando a atenção para as músicas que apresentam elementos de crítica e rebeldia. As fases do grupo são examinadas mediante a análise de letras de canções de conteúdo rebelde escolhidas como representantes significativas. Neste trabalho verifica-se que no percurso dos Titãs pode-se observar uma crescente adequação da banda aos mecanismos da indústria fonográfica, visto que, ao longo de sua carreira os Titãs regulam suas canções sua rebeldia, conformando-as aos ditames da indústria cultural em uma eficiente administração da rebeldia. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36057/dissertacaomestrado.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | psicologia | por |
dc.subject | sociologia | por |
dc.subject | Rock (Música) - Brasil | por |
dc.subject | Indústria cultural - Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.title | A crítica social na indústria cultural: A resistência dministrada no Rock Brasileiro dos anos 80 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacaomestrado.pdf | 950,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.