Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17145| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Imagens da Shoah em livros didáticos do ensino fundamental II: uma análise multimodal |
| Autor(es): | Azevedo, Rosa Abaliac |
| Primeiro Orientador: | Spink, Mary Jane Paris |
| Resumo: | Este estudo objetiva analisar como as imagens da Shoah e, consequentemente, do antissemitismo, são veiculadas em livros didáticos de história do ensino fundamental II, aprovados pelo Ministério da Educação do Brasil. Partimos do pressuposto de que os livros didáticos são valiosos instrumentos para questionar diversas formas de discriminação, entre elas, o antissemitismo. Elegemos os conteúdos relativos à Segunda Guerra Mundial, dada a tensão atual entre a necessidade de preservar a memória do Holocausto e os esforços voltados a negá-lo. Na perspectiva adotada, as imagens são discursos sociais que podem perpetuar processos de naturalização das desigualdades. São práticas discursivas potencializadas pela coesão entre textos e imagens, conforme a proposta de análise multimodal adotada no Núcleo de Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, ao qual esta pesquisa se integra. Foram escolhidos os três livros de história mais vendidos do Programa Nacional do Livro Didático de 2014, e as imagens foram selecionadas, tomando por base o uso de glossários. A principal conclusão foi a pouca visibilidade das vítimas e a reprodução de imagens estereotipadas dos judeus, resultado da propaganda nazista da época |
| Abstract: | This study aims to analyze in which way the images of the Shoah and consequently the anti-Semitism are broadcasted in History elementary schools textbooks approved by the Ministry of Education of Brazil. This study assumes that textbooks are valuable tools to question various forms of discrimination, including anti-Semitism. Given the current tension between the need to preserve the memory of the Holocaust and the efforts aimed to deny it, contents related to the Second World War were chosen for this work. In the adopted perspective, images are social discourses that can perpetuate the process of the naturalization of some inequalities. Discursive practices are leveraged by cohesion between texts and pictures, as the proposed multimodal analysis embraced at the Núcleo de Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, to which this research is assimilated. Three best-selling History books of the 2014 National Textbook Program were chosen, and the images were selected based on the use of glossaries. The main conclusion heads to the poor visibility of the victims and to the reproduction of stereotypical images of Jews as a result of the Nazi propaganda at that time |
| Palavras-chave: | Antissemitismo Shoah Holocausto Livros didáticos Imagens Práticas discursivas Anti-Semitism Holocaust Textbooks Images Discursive practices |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
| Citação: | Azevedo, Rosa Abaliac. Imagens da Shoah em livros didáticos do ensino fundamental II: uma análise multimodal. 2016. 205 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17145 |
| Data do documento: | 8-Mar-2016 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rosa Abaliac Azevedo.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

