REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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dc.creatorUrra, Flávio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200530A1por
dc.contributor.advisor1Rosemberg, Fúlvia-
dc.date.accessioned2016-04-29T13:30:54Z-
dc.date.available2012-01-06-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.citationUrra, Flávio. Concepção de creche em revistas brasileiras de pediatria: uma interpretação a partir da ideologia. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16955-
dc.description.resumoA pesquisa que sustenta esta dissertação compartilha de objetivos de um conjunto de trabalhos que vêm sendo produzidos no contexto do Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI), do Programa de Estudos Pós- Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com intuito de contribuir para a compreensão da construção social da infância brasileira. Integramos uma linha de pesquisa que vem analisando discursos de diferentes atores sociais adultos sobre o bebê, sua educação e cuidado. No caso desta dissertação, focalizamos o tratamento dado ao tema creche em duas revistas brasileiras de Pediatria o Jornal de Pediatria e a Revista Paulista de Pediatria publicadas entre 1988 e 2009. O recorte teórico foi constituído pela integração de três campos de conhecimento: teoria de ideologia, teoria de gênero e aportes teóricos referentes aos estudos sociais sobre infância. A metodologia para a análise da produção simbólica foi a hermenêutica de profundidade de John B. Thompson (1995), aliada à técnica de análise de conteúdo. Apesar de todos os artigos, pelo menos mencionarem o termo creche, nem todos tratam da educação infantil, a creche sendo utilizada apenas como locus de pesquisa. A creche foi predominantemente tratada, explícita e implicitamente, como um local de risco utilizado para suprir a ausência da mãe, principalmente para famílias de baixa renda. Tal interpretação ocorre, usualmente, associada à percepção de riscos de enfermidades, mobilizando sentidos de gravidade, de negatividade em relação à creche. Observou-se ausência de informações sobre reação de crianças quando se utilizaram procedimentos invasivos. Concluímos que os discursos produzidos e veiculados pela Pediatria contemporânea podem ser interpretados como sustentando relações de dominação de gênero e idadepor
dc.description.abstractThe research that supports this thesis shares objectives with a group of works being produced in the context of the Center of Gender, Race and Age Studies (Negri), of the Program of Postgraduate Studies in Social Psychology at the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), aiming to contribute to the understanding of the social construction of Brazilian childhood. We take part in a research line that has been analyzing the speeches of different adult social actors about the baby, their education and care. In the case of this thesis, we focus on the treatment of the theme day care center in two Brazilian journals of Pediatrics: the Jornal de Pediatria and the Revista Paulista de Pediatria, published between 1988 and 2009. The theoretical framework was constituted by the integration of three fields of knowledge: the theory of ideology, gender theory and theoretical contributions related to the social studies of childhood. The methodology for the analysis of the symbolic production was the depth hermeneutics of John B. Thompson (1995), combined with the technique of content analysis. Despite the fact that all the articles at least mentioned the term day care center, not all refer to childhood education, the day care center being used only as a locus of research. The day care center was predominantly treated explicitly and implicitly, as a place of risk used to compensate for the absence of the mother, especially for low-income families. Such interpretation usually occurs associated with the perception of risk of diseases and conditions, mobilizing senses of gravity, alarm and negativity toward the day care center. It was noticed an absence of information about the children s reaction when invasive procedures were used. We conclude that the discourses produced and broadcasted by the Contemporary Pediatrics can be interpreted as supporting relations of gender and age dominationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35792/Flavio%20Urra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPediatriapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectRevistas brasileiras de pediatriapor
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPediatricseng
dc.subjectDay care centerseng
dc.subjectBrazilian journals of pediatricseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleConcepção de creche em revistas brasileiras de pediatria: uma interpretação a partir da ideologiapor
dc.typeDissertaçãopor
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