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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos de múltiplos treinos discriminativos sobre tarefas de resolução de problema
Autor: Gaiato, Mayra Helena Bonifacio 
Primeiro orientador: Luna, Sergio Vasconcelos de
Resumo: A presente pesquisa instalou um repertório de discriminações sucessivas e testou sua funcionalidade na resolução de dois problemas. Sete crianças foram submetidas a uma seqüência de cinco tarefas de discriminação simultânea em que pares de estímulos variaram sempre em duas dimensões. As tarefas obedeciam a uma seqüência em que as dimensões empregadas eram de mais fácil discriminação por crianças (cor e forma, por exemplo), até chegar a uma discriminação em que ambas as dimensões eram de maior dificuldade para crianças (espessura e orientação). Entre cada tarefa de discriminação, foi intercalada uma tarefa de reversão intradimensão, em que o SD tornava-se S∆ e viceversa, sem sinalização. Concluída esta tarefa de reversão, uma nova tarefa de discriminação era apresentada, também sem sinalização, com um novo par de estímulos que variavam em duas dimensões. O objetivo, com o treino, preparado nesta ordem, foi criar nas crianças uma história de extinção discriminada, capaz de gerar variação, favorecendo a ocorrência mais rápida de discriminação de um treino para outro e aumento do controle atencional que gera uma razão para o responder das crianças. Os efeitos desta histórica experimental foram avaliados em duas tarefas de resolução de problemas agrupamento de blocos lógicos e montagem de figuras de tangran. O conjunto dos blocos lógicos mostrou-se efetivo para avaliar a função do treino discriminativo no repertório comportamental das crianças. Os resultados deste pósteste mostraram que o controle de estímulos dos participantes sobre as dimensões dos estímulos aprimorou-se. Os resultados do pósteste com o conjunto tangram indicaram que, com a possível exceção de uma das crianças, não é possível falar a favor de um efeito benéfico do treino discriminativo em orientação em relação à montagem do tangram
Abstract: This research set up a successive discrimination repertoire and tested its functionality to solve two problems. Seven children underwent a sequence of five simultaneous discrimination tasks in which pairs of stimuli varied in two dimensions. The tasks followed a sequence in which the dimensions used were of an easier discrimination by children (i.e. color and shape) until reach a discrimination in which both dimensions were more difficult for children (thickness and orientation). In between each discrimination task, a reversal intradimension task has merged, where the SD became SK and vice versa, without signaling. Having completed this reversal task, a new discrimination task was showed, again without signaling, with a new pair of stimuli, which varied in two dimensions. The aim of the training, prepared in this order, was to create in the children a story of discriminated extinction. This extinction is capable of generating variation, favoring the occurrence of a faster discrimination from one training to another and increases in attentional control, which generates a reason for the children s answer. The effects of this experimental historic were evaluated in two problem solving tasks: logical blocks grouping and tangran figures assembly. The logical blocks set was effective to evaluate the role of discriminative training in children s behavioral repertoire. The post-test results showed that the participant s stimulus control on the dimensions of the stimuli is enhanced. The results of the post-test with the tangram indicated that, with a possible exception of one child, it is not possible to affirm on behalf of a beneficial effect of discriminative training in orientation to the assembly of the tangram
Palavras-chave: Resolução de problemas
Discriminação
Controle de estímulos
Biscrimination
Repertoire
Extinction
Avaliacao de comportamento
Solucao de problemas em criancas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Gaiato, Mayra Helena Bonifacio. Efeitos de múltiplos treinos discriminativos sobre tarefas de resolução de problema. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16877
Data de defesa: 26-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

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