???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16781
Tipo do documento: Dissertação
Título: Elaboração, aplicação e análise de um programa de ensino de inglês a partir de uma análise de erros
Título(s) alternativo(s): Elaboration, aplication and analyses of an English teaching program troughout analysis of mistakes
Autor: Maestrello, Ana Paula Vedovato
Primeiro orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: A perspectiva teórica da análise do comportamento contribui com a educação ao olhar para comportamentos dos alunos e/ou professores, bem como para as condições de ensino, e realiza proposições que tornam o ensino mais efetivo. Uma destas contribuições é o Personal System of Instruction (PSI) idealizado por Fred S. Keller (1974). O objetivo da presente pesquisa foi elaborar, aplicar e analisar um Programa de ensino de inglês, como atividade extra-curricular para crianças do ensino fundamental público, tendo como foco para análise os erros cometidos pelos alunos no decorrer das avaliações realizadas durante o curso. A pesquisa se dividiu em três momentos: 1º) aplicação de duas avaliações ao longo de um período em que o ensino era convencional; 2º) transição entre o convencional e a proposta de aplicação de ensino individualizado; neste período ocorreram a 3ª avaliação, análise de erros das avaliações anteriores e planejamento e aplicação de procedimentos para remediação, com introdução de alguns princípios da programação; e 3º) aplicação das três últimas avaliações já sob uma perspectiva totalmente diferente das três primeiras e utilização de exercícios individualizados como condição inicial de ensino. Os resultados demonstraram que o ensino pode ser mais efetivo e rápido quando a proposta de individualização é colocada como condição de ensino.
Abstract: The theorical perspective of behavior analysis contributes with education when it considers student´s and/or teacher´s behaviors, as well as conditions of teaching, making statements in order to make learning more satisfactory. One of these contributions is the Personal System of Instruction (PSI) idealized by Fred S. Keller (1974). The aim of this research was the elaboration, application and analysis of an English teaching programm meant for children studying in public school as an extra-course activity foccused on the students mistakes during the evaluations throughout the course. The research was divided in three steps: 1st) the application of two tests throughout the period when teaching was conventional; 2nd) the transition between the conventional and the proposal of an individualized teaching; at this time a third test, an analysis of the mistakes happened in the previous evaluations and planning and application of remediative procedures introducting some principles of programmed teaching occured; 3rd) the application of the final three evaluations already under a new perspective from the first three previous, and the utilization of individualized exercises as a teaching initial condition. The results proved that teaching may be more effective and faster when the proposal of individualization is established as a teaching condition
Palavras-chave: análise do comportamento
ensino programado de inglês
Behavior Analysis, Programmed English Teaching, Personalized System of Instruction (PSI).
Psicologia da aprendizagem
Tecnologia educacional
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Maestrello, Ana Paula Vedovato. Elaboration, aplication and analyses of an English teaching program troughout analysis of mistakes. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16781
Data de defesa: 29-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Ana Paula Vedovato Maestrello.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.