REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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dc.creatorAbdelnur, Aline de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702442T9por
dc.contributor.advisor1Micheletto, Nilza-
dc.date.accessioned2016-04-29T13:17:50Z-
dc.date.available2014-01-27-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.citationAbdelnur, Aline de Carvalho. Behavioral functions and the effects on children s behavior of rules specifying deadlines and consequences. 2013. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16720-
dc.description.resumoRegras foram descritas por Skinner (1969/1980) como estímulos especificadores de contingências com função de estímulo discriminativo. A partir desta formulação, os analistas do comportamento conduziram muitas pesquisas experimentais sobre comportamento governado por regras, mas outras possíveis funções comportamentais de regras não foram investigadas. No entanto, foi iniciado um debate conceitual acerca de outras funções que as regras poderiam exercer. Este estudo caracteriza-se como uma investigação experimental dos efeitos alteradores de função de outros estímulos que as regras podem exercer. Outro objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da declaração de prazos e consequências, isolados ou em combinação, sobre o comportamento de crianças da pré-escola, quando a oportunidade para seguir a regra era imediata ou atrasada. Participaram 20 crianças com idade entre 4 e 5 anos, que foram divididas em dois grupos experimentais, após a fase de linha-de-base. O estudo teve duas partes. Na Parte I, eram declaradas regras que especificavam apenas um prazo ou apenas uma consequência para a emissão da resposta especificada. O Grupo I foi exposto a uma sequência de condições experimentais que se iniciava sempre com oportunidade imediata para responder. O Grupo II foi exposto às mesmas condições, mas sempre iniciando com oportunidade atrasada para responder. Na Parte II, da qual participaram 12 crianças, eram declaradas regras que especificavam tanto um prazo como uma consequência, sempre com oportunidade imediata para responder para o Grupo I e oportunidade atrasada para o Grupo II. Os resultados obtidos atestam a função alteradora de função exercida por regras que especificam prazos e consequências, assim como permitem ampliar a quantidade e a generalidade de dados obtidos por outros pesquisadores. Resultados significativos em termos de seguimento, em condições de prazo e /ou consequência não investigadas anteriormente também foram obtidospor
dc.description.abstractSkinner (1969/1980) described rules as contingency specifying stimuli with discriminative stimulus function. Based on this assumption, behavior analysts led much experimental research on rule-governed behavior and other possible behavioral functions of rules have not been investigated. Nevertheless a conceptual debate has started within Behavior Analysis about other functions of rules. This work is an experimental investigation on the function-altering effects of rules proposed in this conceptual debate. Another objective of this study was to investigate the effects of the statement of deadlines and consequences, alone or combined, on the behavior of Kindergarten children, when the opportunity to respond was immediate or delayed. Twenty children, aged from 4 to 5 years, were assigned into two experimental groups, following baseline. The study had two Parts. In Part I, rules with either a deadline OR a consequence for the specified response (or compliance) were studied. Group I was exposed to a sequence of experimental conditions that always started with immediate opportunity to respond. Group II was exposed to the same conditions, but always starting with delayed opportunity to respond. In Part II, attended 12 children, and rules specified both deadlines and consequences, always with immediate opportunity for the Group I and delayed opportunity for the Group II. The results demonstrate the function-altering function exerted by rules that specify deadlines and consequences, as well as extend other researchers data quantity and generality. Significant results were also obtained in terms of compliance with rules, under conditions of deadlines and / or consequences not previously investigatedeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35413/Aline%20de%20Carvalho%20Abdelnur.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegraspor
dc.subjectFunção alteradora de função de outros estímulospor
dc.subjectPrazo atrasadopor
dc.subjectOportunidade atrasada para responderpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectRuleseng
dc.subjectFunction-altering effectseng
dc.subjectDelayed deadlineeng
dc.subjectDelayed opportunity to respondeng
dc.subjectChildreneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.titleFunções comportamentais e efeitos de regras que especificam prazos e consequências sobre o comportamento de crianças da pré-escolapor
dc.title.alternativeBehavioral functions and the effects on children s behavior of rules specifying deadlines and consequenceseng
dc.typeTesepor
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