REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Dissertação
Título: Um levantamento das concepções acerca do behaviorismo radical entre professores e supervisores de terapia comportamental
Título(s) alternativo(s): A survey of the conceptions about the radical behaviorism among professors and supervisors of behavior therapy
Autor(es): Santos, Gabriel Tarragô
Primeiro Orientador: Banaco, Roberto Alves
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento que professores e supervisores de Terapia Comportamental têm a respeito do Behaviorismo Radical, buscando avaliar o planto e o que esses sujeitos sabem/conhecem sobre aspectos dessa filosofia, em especial aqueles relacionados às criticas e às incompreensões que comumente cercam o Behaviorismo. Foram sujeitos 43 professores que lecionam disciplinas e/ou supervisionam práticas relacionadas à Terapia Comportamental, todos vinculados a cursos de graduação em Psicologia no Brasil. Utilizou-se um questionário composto de duas partes: a) uma contendo 26 questões acerca da caracterização, formação acadêmica e prática profissional e h) outra contendo 30 afirmações sobre 15 aspectos do Behaviorismo Radical associados a criticas e incompreensões; os sujeitos deveriam julgar as afirmações verdadeiras ou falsas (V ou F) e responder a três outras questões opinativas referentes a um excerto de texto de autoria de B. F. Skinner. Os questionários foram enviados aos sujeitos via endereço eletrônico, via correio ou entregues pessoalmente. A primeira parte dos resultados revelou que 95% da amostra possuía formação pós-graduada. Nas afirmações V ou F, os sujeitos apresentaram 83,87% de acertos, 11,55% de erros e 4,03% de respostas "Não sei". As afirmações nas quais houve maior número de erros foram aquelas relacionadas aos temas: Papel da genética (47,67%), Eventos privados (26,74%) e Aceitação do Behaviorismo (17,44%). O maior número de acertos se deu nos temas Questões políticas, Simplismo/Intervenção, Simplismo/Aspectos humanos e Redução por questões metodológicas. Houve correspondência entre os resultados obtidas nas questões fechadas e nas questões abertas. Os dados apontam para a necessidade de carroção de pontos fundamentais no ensino do Behaviorismo Radical por parte dos professores e supervisores de Terapia Comportamental no Brasil
Abstract: The purpose of the present work was to investigate the knowledge that professors and supervisors of Behavior Therapy have regarding the Radical Behaviorism, looking for to evaluate how much and what those subjects know about aspects of that philosophy, especially those related to the criticism and misconceptions that commonly surround the Behaviorism. As subjects, 43 graduation's professors that teach and supervise disciplines related to practices related to the Behavior Therapy in Brazil. A questionnaire composed of two parts was used: a) one of them composed of 26 items concerning~ the characterization, academic and practical formation and b) other containing 30 statements on 15 aspects of the Radical Behaviorism associated to criticism and misconceptions; the subjects should judge the statements true or false and to answer to three other opinion questions regarding an excerpt of Skinner's authorship. The questionnaires were sent to the subjects through e-mail address, through e-mail or give personally to the professors/supervisors. The first part of the results revealed that 95% of the sample had postgraduate formation. In the true/false statements, the subjects presented 83,87% of correct answers, 11,55% of wrong answers, and 4,03% of answers "I don't know". The statements in which there were larger numbers of mistakes were those related to the themes: 7he Role of Genetics (47,67%) Private Events (26,74%), and Behaviorism Acceptance (17,44). The largest number of successes felt in the Political Issues, Simplicity/Intervention, Simplicity/Human Aspects, and Reduction by Methodological Issues. There was correspondence among the data obtained in the true/false questions and the opinion questions In general, the data suggest the need of correction of fundamental points in the teaching of the Radical Behaviorism in Brazil
Palavras-chave: Behaviorismo radical
Análise do comportamento
Terapia comportamental
Críticas e incompreensões
Ensino de psicologia
Radical behaviorism
Behavior analysis
Behavior therapy
Criticism and misconceptions
Teaching of Psychology
Behaviorismo (Psicologia)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Santos, Gabriel Tarragô. A survey of the conceptions about the radical behaviorism among professors and supervisors of behavior therapy. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16673
Data do documento: 30-Nov-2002
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