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Tipo do documento: Dissertação
Título: Treinamento de profissionais de saúde: mudanças do comportamento do educador em diabetes
Título(s) alternativo(s): Health professionals training: changes of the educator behavior about diabetes
Autor: Kenj, Maria Julia Santana
Primeiro orientador: Malerbi, Fani Eta Korn
Resumo: Na maioria das doenças crônicas, como no diabetes mellitus, grande parte do tratamento é executada pelos próprios pacientes que devem apresentar um complexo conjunto de comportamentos. Para poder participar ativamente do tratamento, o paciente deve ser educado. Os profissionais de enfermagem têm assumido majoritariamente a tarefa de educar esses pacientes. No entanto, poucos estudos analisaram as estratégias apropriadas para a formação desse educador. Considerando que a educação deve se basear na definição dos comportamentos que se pretende instalar, o presente estudo teve o propósito de contribuir para a discussão das variáveis implicadas na implementação de um programa de ensino dirigido a profissionais de enfermagem. O presente trabalho compreendeu a definição de objetivos comportamentais envolvidos na formação de educadores em diabetes, a elaboração de um programa de ensino dirigido a profissionais de enfermagem para atingir alguns dos objetivos descritas e a implementação desse programa. Dez enfermeiros participaram como alunos do programa de ensino. O programa enfocou os comportamentos envolvidos na utilização de insulina como modalidade terapêutica. Compreendeu quatro etapas com atividades em grupo e individuais. Ofereceu- um atendimento personalizado aos alunos enfermeiros, respeitou os ritmos individuais, dividiu o conteúdo em pequenas unidades, procurou aumentar gradativamente as dificuldades, estabeleceu que o avanço para a etapa seguinte só aconteceria quando a totalidade de objetivos planejada para aquela etapa fosse alcançada, forneceu imediatamente as informações acerca do desempenho dos alunos e modificou os procedimentos didáticos empregados quando estes falharam em promover o alcance satisfatório dos objetivos. Apesar de apenas cinco alunos-enfermeiros terem passado por todas as etapas, apresentando uma variabilidade na velocidade de aquisição das novas habilidades, o programa mostrou-se eficaz para desenvolver um repertório de comportamentos relevantes na formação de educadores de pacientes com diabetes
Abstract: In the majority of chronicle diseases, as mellitus diabetes, large portion of treatment is carried out by the own patients, which shall present a complex whole behavior In order to participate actively of the treatment, the patient must be educated The majority of nursing professionals has held the tasks related to patient education However, few studies have analyzed the appropriate strategies for developing a educator. Whereas the education shall be based in the behavior definition to be placed the current essay has the purpose of contributing to discussions about variables related to a teaching program devoted to nursing The current essay comprises the behavior objectives definition, the elaboration of a teaching program devoted to nursing professionals in order to achieve some of the described objectives and the implementation of such program. Ten nurses participated as students of such teaching program. It focused behaviors involved in the use of insulin as a therapeutic method. It comprised four steps including group and individual activities. It offered a personalized service to the nursing-students, respecting each one rhythm. The content was divided in small units and difficulties were gradually increasing It was established as a rule for starting a new unit, that all planned objectives of a former unit were successfully achieved. The students were immediately informed about their performance and the teaching procedures were modified when they failed in achieving the proposed objectives. Despite only five nursing-students have passed on all steps, presenting variables in the new abilities acquisition speed, the program was effective for developing relevant behaviors in the process of building up an educator for diabetic patients
Palavras-chave: Treinamento de profissionais de saúde
Mudança de comportamento
Educação em diabetes
Objetivos de ensino
Health professionals training
Behavior changing
Education in diabetes
Teaching objectives
Educacao medica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Kenj, Maria Julia Santana. Treinamento de profissionais de saúde: mudanças do comportamento do educador em diabetes. 2001. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16647
Data de defesa: 30-Sep-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

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