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Tipo do documento: Tese
Título: A missão da educação superior: um estudo do vivido por alunos do curso de direito e do declarado por uma instituição particular
Título(s) alternativo(s): A study of what is experienced by students of law and of what is declared by a private institution
Autor: García, Rita Elvira 
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: O objetivo desta investigação é compreender o significado atribuído à Educação Superior pelos alunos finalistas do curso de Direito, a partir do vivenciado em sua trajetória acadêmica e do declarado pela instituição em seus documentos oficiais. Inserido no universo singular e restrito de uma instituição particular privada, o estudo busca conhecer como se inter-relacionam no contexto da educação superior brasileira marcado pela realidade globalizada, alta demanda, crescimento acelerado das instituições privadas e diversidade do sistema educacional superior a missão institucional e os projetos dos alunos. Utilizamos, como vias de acesso para a aproximação dessa realidade, a análise dos documentos oficiais da instituição Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional e um questionário dirigido aos alunos, com questões abertas, fechadas e de associação livre. Os resultados revelam que as representações sociais dos alunos sobre a Educação Superior estão ancoradas em valores contraditórios, que, por um lado, enaltecem a relevância da formação superior e, por outro, avaliam essa formação como deficitária. Foi possível constatar também, que a missão institucional não constitui um elemento orientador no processo de atribuição de significado à educação superior por parte dos alunos. Os resultados apontam, ainda, para a importância da função da IES na promoção de espaços de reflexão e ação, que possibilitem o avanço qualitativo da relação dos alunos com a complexidade do mundo e a busca de sentido para a condição humana perante os conflitos apresentados pela sociedade contemporânea
Abstract: The purpose of this investigation was to comprehend the significance attributed to college education (CE) in the minds of senior students of law taking into consideration what they experience throughout their academic terms in light of what is stated by the educational institution in its official academic records. This study was embedded in the singular and restricted realm of a private educational institution. It aimed at learning more about how the mission of the institution, as well as academic projects the students held, were inter-related within the Brazilian context of college education, one marked by globalized reality, high demand, accelerated growth of private educational institutions and the diversity of college education. For such, the authors resorted to the analyses of official documents of the institution, the so called Development Plan of the Institution and Institutional Pedagogic Project, as well as a questionnaire for the students composed of open, closed and free association questions. Results reveal that the social representations (perceptions) of college education the students held was anchored to contradictory views that value the relevance of college education and in contrast, hold such education as being deficient. It was also verified herein that the institutional mission does not contribute in the students perception of what college education signifies. Results also point to the relevance of CE in the promotion of reflection and attitude which allow for a qualitative advancement in the relation students maintain with the complexity of the world and the quest for a meaning of mankind before conflicting values of contemporary society
Palavras-chave: Educação superior
Plano de desenvolvimento institucional
College education
Institutional development plan
Ensino superior -- Brasil
Ensino superior -- Finalidades e objetivos
Direito -- Estudo e ensino
Estudantes universitarios -- Avaliacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: García, Rita Elvira. A study of what is experienced by students of law and of what is declared by a private institution. 2009. 237 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16520
Data de defesa: 12-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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