REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16504
Tipo: Dissertação
Título: A apropriação de conceitos científicos em alunos de idades distintas: uma variação do experimento de R. G. Natadze
Autor(es): Silva, Patricia Davis Ribeiro da
Primeiro Orientador: Moroz, Melania
Resumo: Este trabalho pretendia ser uma réplica de um experimento, publicado na década de 50, sobre a formação de conceitos nas crianças, de R. Natadze, seguidor de Lev Vygotski. Devido às inúmeras dificuldades em se replicar uma pesquisa cujo relato é pobre em informações, preferiu-se considerar a presente pesquisa como uma adaptação do experimento do autor. Esta pesquisa foi desenvolvida com crianças de uma escola multisseriada da zona rural de São José do Rio Pardo, interior paulista. Os conceitos utilizados, como no experimento russo, correspondem às quatro classes zoológicas: mammalia, aves, insecta e peixes (classe chondrichthyes - os peixes cartilaginosos, e classe osteichthyes - os peixes ósseos). O trabalho propõe-se responder a três questões: - os resultados de experimentos sobre a formação de conceitos em época e sociedade diversas - de Natadze - mantêm-se nesta pesquisa? - Quais seriam os resultados na apropriação de conceitos, caso fosse fornecida à criança a informação adicional de que há casos de conceitos em que características fenotípicas podem ser irrelevantes para a classificação zoológica? - Em se tratando de fenótipos enganosos, de que maneira a formação de conceitos da criança seria influenciada por visualizações de características definidoras dos conceitos? Os resultados não corroboram as conclusões de Natadze, pois as crianças logo iniciaram o processo de aquisição dos conceitos pelas características exclusivas. Também se comprovou a relevância do procedimento de fonlecer às crianças a infonnação da existência de características fenotípicas irrelevantes, bem como a eficácia do procedimento de se ampliar visualmente as características definidoras dos conceitos
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934
Ensino
Testes e medidas educacionais
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento infantil
Formacao de conceitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Patricia Davis Ribeiro da. A apropriação de conceitos científicos em alunos de idades distintas: uma variação do experimento de R. G. Natadze. 1995. 396 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16504
Data do documento: 30-Nov-1995
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Davis Ribeiro da Silva.pdf
  Restricted Access
16,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.