Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16504
Tipo: | Dissertação |
Título: | A apropriação de conceitos científicos em alunos de idades distintas: uma variação do experimento de R. G. Natadze |
Autor(es): | Silva, Patricia Davis Ribeiro da |
Primeiro Orientador: | Moroz, Melania |
Resumo: | Este trabalho pretendia ser uma réplica de um experimento, publicado na década de 50, sobre a formação de conceitos nas crianças, de R. Natadze, seguidor de Lev Vygotski. Devido às inúmeras dificuldades em se replicar uma pesquisa cujo relato é pobre em informações, preferiu-se considerar a presente pesquisa como uma adaptação do experimento do autor. Esta pesquisa foi desenvolvida com crianças de uma escola multisseriada da zona rural de São José do Rio Pardo, interior paulista. Os conceitos utilizados, como no experimento russo, correspondem às quatro classes zoológicas: mammalia, aves, insecta e peixes (classe chondrichthyes - os peixes cartilaginosos, e classe osteichthyes - os peixes ósseos). O trabalho propõe-se responder a três questões: - os resultados de experimentos sobre a formação de conceitos em época e sociedade diversas - de Natadze - mantêm-se nesta pesquisa? - Quais seriam os resultados na apropriação de conceitos, caso fosse fornecida à criança a informação adicional de que há casos de conceitos em que características fenotípicas podem ser irrelevantes para a classificação zoológica? - Em se tratando de fenótipos enganosos, de que maneira a formação de conceitos da criança seria influenciada por visualizações de características definidoras dos conceitos? Os resultados não corroboram as conclusões de Natadze, pois as crianças logo iniciaram o processo de aquisição dos conceitos pelas características exclusivas. Também se comprovou a relevância do procedimento de fonlecer às crianças a infonnação da existência de características fenotípicas irrelevantes, bem como a eficácia do procedimento de se ampliar visualmente as características definidoras dos conceitos |
Palavras-chave: | Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934 Ensino Testes e medidas educacionais Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento infantil Formacao de conceitos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Silva, Patricia Davis Ribeiro da. A apropriação de conceitos científicos em alunos de idades distintas: uma variação do experimento de R. G. Natadze. 1995. 396 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16504 |
Data do documento: | 30-Nov-1995 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Davis Ribeiro da Silva.pdf Restricted Access | 16,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.