???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarion, Márcia Maria Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703699A3por
dc.contributor.advisor1Moroz, Melania-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:51Z-
dc.date.available2009-04-15-
dc.date.issued2001-11-30-
dc.identifier.citationMarion, Márcia Maria Costa. Professor reflexivo e professor pesquisador: um estudo com formadores de professores. 2001. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16495-
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi verificar como os formadores de professores estão incorporando, em seus cursos, o que é proposto pelos autores L. Stenhouse, D. Schõn e K. Zeichner, no que se refere aos conceitos de professor reflexivo e professor pesquisador. A partir da leitura de textos de cada um dos autores foram definidos quais conceitos cada autor trabalha e suas respectivas ênfases. Stenhouse trabalha o conceito de professor pesquisador e suas implicações tanto no desenvolvimento profissional docente quanto nas possíveis transformações de currículo e contexto escolar. Schõn, por sua vez, enfatiza o conceito de prático reflexivo, como alternativa para melhoria do desempenho do profissional docente e Zeichner trabalha tanto o conceito de professor reflexivo quanto de professor pesquisador, ambos direcionados em capacitar melhor este professor para desempenhar um papel de transformação sócio-cultural. Schõn e Zeichner apontam ainda a importância do exercício do practicum, uma modalidade de estágio que deve acontecer durante toda a formação inicial dos futuros mestres. Através de entrevistas com formadores de professores pode-se verificar a extensão de interpretações e do uso dos conceitos abordados pelos autores escolhidos. Ficou evidenciado que o conceito de professor reflexivo é o mais difundido e aplicado nos cursos de formação de professores, enquanto o conceito de professor pesquisador é menos conhecido e sua aplicação aponta a amplitude que o termo pesquisa encontra entre estes formadorespor
dc.description.abstractThe objective of the study was to verify how teacher educators are incorporating, in their courses, what is proposed by the authors L. Stenhouse, D. Schõn and K. Zeichner, referring to the reflective teaching and research teaching concepts. By reading the texts of each one of the authors, we defined which concepts each author works with and their respective emphases. Stenhouse works with research teaching concept and its implications as much in teaching development as in a possible curriculum transformation and school context. Schõn emphasizes the concept of reflective practitioner, as an alternative to improve teaching performance and Zeichner works with the concept of reflective teaching and research teaching, both addressed in better qualifying the teacher to play bis bole in a social cultural transformation. Schõn and Zeichner still point the importance of the practicum, an apprenticeship modality that should happen during alI the initial education of the future teachers. By interviewing these teacher educators we could verify the extension of the interpretations and applications of the concepts approached by the chosen authors. It was evidenced that the reflective teaching concept is the most spread and applied concept in the teaching education courses, while research teaching concept is less known and its application points to the width thát the term research has among the educatorseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Maria Costa Marion.pdf: 6671735 bytes, checksum: 70306a6e2ec35a93b0194fa5f1b38525 (MD5) Previous issue date: 2001-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32713/Marcia%20Maria%20Costa%20Marion.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectSchon, Donaldpor
dc.subjectZeichner, Kennethpor
dc.subjectStenhouse, Lawrencepor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleProfessor reflexivo e professor pesquisador: um estudo com formadores de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Maria Costa Marion.pdf6,52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.