???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16479
Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas críticas de psicologia e psicologia escolar: contribuições de autores nacionais e estrangeiros
Autor: Viotto Filho, Irineu Aliprando
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Este trabalho se dispõe a oferecer contribuições para repensarmos os caminhos de construção de uma perspectiva crítica de psicologia escolar para a realidade nacional. Nossa intenção, a partir de uma pesquisa de caráter teóricobibliográfica é tentar oferecer um panorama, ainda que parcial, das tendências do pensamento crítico no Brasil e no exterior, para continuarmos no processo de construção de uma perspectiva crítica condizente com a realidade nacional. Foram analisadas obras de alguns autores nacionais e estrangeiros que discutem perspectivas críticas de psicologia e psicologia escolar para melhor conhecermos suas proposições acerca do tema. No Brasil foram escolhidas, a partir de uma pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da PUC/SP, USP/SP e Fundação Carlos Chagas/SP, algumas produções publicadas no período de 1995 a 2000. No exterior, foram escolhidas algumas produções de autores de língua inglesa que tiveram trabalhos publicados em revistas ou livros de Centros Internacionais de Psicologia Crítica, respeitando o mesmo período de publicação. Os autores e suas obras foram apresentados sinteticamente de forma a garantir suas principais idéias, assim como suas propostas de ação para a constituição de uma perspectiva crítica de psicologia e psicologia escolar
Abstract: This study aims to offer contributions to think about the paths in which a critical approach in educational psychology is being constructed. Our intention, from the point of view of a theoretical bibliographical research, is to offer a partial overview of the trends in critical perspectives abroad and in Brazil, in order to carry on the construction process of a critical approach which translates the Brazilian reality. Some Brazilian and foreign publications were analysed. These productions discuss critical perspectives in psychology and educational psychology, so that we could understand their proposals regarding the theme. In Brazil, it was chosen some productions which were published between 1995 and 2000. Such productions were found after a bibliographic research in the libraries of PUC/SP, USP/SP and Fundação Carlos Chagas/SP. Abroad, after a bibliographic research on the web, in the International Centres of Critical Psychology, it was chosen the productions written by English-speaking authors who had their work published in journals or books of this International Centres, following the same period mentioned previously. The authors and their publications were presented briefly in order to achieve their main issues as well as their proposals to carry on the constitution process of a critical approach in psychology and educational psychology
Palavras-chave: psicologia escolar
autores nacionais
autores estrangeiros
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Viotto Filho, Irineu Aliprando. Perspectivas críticas de psicologia e psicologia escolar: contribuições de autores nacionais e estrangeiros. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16479
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_66159.pdf852,97 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.