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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conselho de classe: espaço da avaliação e suas representações sociais numa perspectiva de mudança
Autor: Galdino, Luci Lança 
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: Este estudo identifica e analisa as representações sociais que dificultam e/ou facilitam ações educativas no desenvolvimento dos Conselhos de Classe. Discute a fundamentação legal e teórica do Conselho de Classe, verificando a ampliação de suas atribuições à luz da nova legislação. Destaca a importância do uso de novas competências pertinentes e salienta mudanças que devem ser realizadas no processo avaliativo. Busca uma avaliação formadora, com destaque à progressão continuada. Mostra a importância do estudo da teoria da Representação Social, que facilita a percepção das representações que devem ser construídas, reconstruídas ou mantidas. Apresenta os procedimentos utilizados na pesquisa, seu contexto, sujeitos e instrumentos. Propõe a organização dos dados para análise, apresentando-os através de quadros comparativos, gráficos, tabelas e anexos. Ressalta as representações centrais quanto à: participação, avaliação, relacionamento professor/aluno, progressão continuada e Conselho de Classe. Esclarece que as Representações do Conselho de Classe, por serem dinâmicas e estarem inseridas num contexto histórico social, devem ser revistas e discutidas, numa perspectiva de mudanças
Abstract: This Research identifies and analyzes the social representations that make the educational actions in school council development more difficult and/or easier. It discusses about the legal and theoretical basis of school council, checking the enlargement of its attributions in the view of the new legislation. It points out the importance of using the new relevant competences and highlights the changes that mugi be made in the evaluation process. It searches for a forming evaluation, with special attention to a continuous progression. It shows the importance of studying the theory of Social Representation that facilitates the perception of the representations that mugi be constructed, reconstructed and maintained. It presents the procedures used in the research, its context, subjects and instruments. It propegas the datum organization for the analysis, presenting them through comparativa charts, graphics, tables and attachments. It stands out the central representations regarding: participation, evaluation, studentlteacher relationship, continuous progression and school council. It clarifies that the school council representation, as being dynamic and being inserted in a social historical context, mugi be reviewed and discussed in the perspectiva of changes
Palavras-chave: Conselho de classe
Avaliação
Participação
Progressão continuada
Relacionamento professor/aluno
School council
Social representation
Evaluation
Particpation
Continuous progression
Teacher/student relationship
Conselhos de educacao
Representacao social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Galdino, Luci Lança. Conselho de classe: espaço da avaliação e suas representações sociais numa perspectiva de mudança. 2002. 104 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16440
Data de defesa: 30-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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