???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16437
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de construção de textos fundamentado em pressupostos construtivistas: análise comparativa de resultados
Autor: Naspolini, Ana Tereza
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O modo de conceber a ação pedagógica vem sofrendo transformações. Nesta trajetória, vai ganhando espaço a tematização sobre o processo de construção do saber pelo sujeito, que aprende, interagindo com o objeto do conhecimento. Muitas instituições escolares encontram-se em pleno processo de mudança, de sorte que já é possível ensaiar alguma reflexão sobre os resultados que vêm sendo alcançados. Este foi o objetivo desta dissertação, que se propôs tirar conclusões à luz da concepção construtivista do conhecimento, caracterizada por Piaget como sendo dialética. Um conjunto de 240 textos - escritos por alunos de 2a, 3a e 4a séries, provenientes de duas escolas com distintas propostas pedagógicas - foi analisado. A comparação se constituiu no recurso primordial para se detectar diferenças entre os dois grupos e as três séries. A posição construtivista foi conservada no decorrer da análise, conquanto os procedimentos levaram em conta as relações sujeito-objeto e estrutura-gênese. O pequeno escritor esteve sempre presente, seu conhecimento foi alcançado ao se percorrer e perscrutar cada letra, cada palavra, cada frase, o texto e o contexto. Foram construídas categorias de análise, contendo níveis progressivos de desenvolvimento de algumas estruturas lingüísticas. Realizou-se, a partir destas categorias, a análise de tipo qualitativo, cujas conclusões foram submetidas a um tratamento estatístico com a finalidade de se verificar o nível de significância das mesmas. Diferenças e semelhanças foram detectadas. Mais diferenças no plano do conteúdo; mais semelhanças no plano da forma. Diferenças que apontam para a mesma direção: em favor da escola que assegura adotar o referencial teórico construtivista; semelhanças existindo onde não se esperava encontrar: entre as séries
Palavras-chave: Piaget, Jean -- 1896-1980
Construtivismo (Educacao)
Metodos pedagogicos
Escrita -- Ensino
Comunicacao escrita
Metodo-clinico-pedagogico de Jean Piaget
Linguagem oral
Acao pedagogica
Construcao do saber
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Naspolini, Ana Tereza. O processo de construção de textos fundamentado em pressupostos construtivistas: análise comparativa de resultados. 1993. 241 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16437
Data de defesa: 30-Nov-1993
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Tereza Naspolini.pdf11,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.