???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranciscato, Irene-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778636J6por
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:38Z-
dc.date.available2008-08-28-
dc.date.issued2003-11-30-
dc.identifier.citationFranciscato, Irene. Interação criança-criança e noções espaciais: efeitos de duas modalidades tutoriais para a criança tutora. 2003. 241 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16435-
dc.description.resumoNo âmbito da interação criança-criança, o estudo tem como objetivo investigar os efeitos da tutoria para o desenvolvimento de noções espaciais da criança tutora, em duas modalidades de tutoria: explicação oral e explicação oral com demonstração. Duas hipóteses norteiam a pesquisa: 1- a criança que interage com a parceira como tutora na realização da tarefa espacial obtém maiores processos do que criança que a realiza sozinha; 2 - a modalidade de tutoria explicação oral e demonstração leva a criança tutora a maior progresso quando comparada à modalidade explicação oral. Trata-se de delineamento de tipo experimental, com pré-teste, experimento e dois pós-testes. No pré-teste e pós-testes são aplicadas duas provas espaciais: projeção espacial e transformaação espacial. No experimento, as crianças realizam uma tarefa espacial (jogo do parking). Participam da pesquisa 40 crianças de 8 a 9 anos, distribuídas em quatro grupos: três experimentais e um controle. Cada grupo é formado por 5 meninos e 5 meninas. Em um dos grupos experimentais, a criànça realiza sozinha o experimento; nos outros dois grupos experimentais, a criança tutora orienta sua parceira na realização do jogo do parking variando-se a modalidade de tutoria: a criança tutora orienta a parceira apenas explicando oralmente; a criança tutora orienta a parceira explicando oralmente e demonstrando como realizar a tarefa. Os principais resultados sugerem que na interação criança-criança, a tutoria é benéfica, favorecendo o desenvolvimento das noções espaciais para a criança tutora. Sugerem também que na resolução da tarefa é a modalidade tutorial explicação oral e demonstração que promove efeito positivo mais favorável à tutora. Verificam-se também variações na forma do tutor orientar seu tutorado, como uso de incentivo, correção, perguntas e explicações curtas, relativas a procedimentos, ou ainda explicações mais detalhadas, relativas a maior número de relações espaciais. São discutidas algumas implicações da tutoria para o campo pedagógico concernentes ao ensino individualizado, à alfabetização e também à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.description.abstractln the interaction child-child scope, the study has as objective to investigate tutory effecb for child's cognitive development of space notions of tutor child, in two tutory modaiities: oral explanation and oral explanation with demonstration.Two hypotheses guide the research: 1- the child that interacts with the partner like a tutor in the space task accomplishment obtains larger progresses than child that accomplishes the task alone; 2- tutory of oral explanation and demonstration modality cames the child-tutor the biggest progress when compared to the oral modality explanation. It is of experimental kind delineation, with pre-test, experiment and two dusts-tests. ln pre-test and dusts-tests are applied two space proofs: space projection and space transformation. In the experiment, the children accomplish a space task (parking game). Participate of the research 40 children fIam 8 to 9 years, distributed in four groups: three experimental and a contraI. Each group is formatted by 5 boys and 5 girls. In one of the experimental groups, the child accomplishes the experiment; in others two experimental groups, the child tutor guides heI partner in the accomplishment of parking-game varying tutory modality: the child tutor guides the partner just explaining vocally; the child tutor guides the partner explaining vocally and showning how accomplish the task. The maio resuIts suggest that in the interaction child-child, tutory,is beneficial, favoring the child's development of the space notions to the tutor child. They suggest also that in the task resolution is the oral modality tutorial explanation and demonstration that promotes more favorable positive effect to the tutor. There is verified some variationin lhe tutor's form guidehis tutored, as incentive use, correction,questions and short, reIative explanations the procedures, or still more detailed, space relations relative explanations the biggest number. It argues finally some tutory implications for the pedagogical field as the conceming to the individualized teaching, literacy and students' inclusion with special educational needseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:57:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Irene Franciscato.pdf: 13913562 bytes, checksum: 67c7d80fd4324eafb0766816173dea00 (MD5) Previous issue date: 2003-11-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32641/Irene%20Franciscato.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCreches -- Sao Paulo, SPpor
dc.subjectEducacao infantilpor
dc.subjectProfissionais de crechepor
dc.subjectRelacao creche-familiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleInteração criança-criança e noções espaciais: efeitos de duas modalidades tutoriais para a criança tutorapor
dc.title.alternativeInteraction child-child and spacial notions: efects of two tutorial modalities to tutor childeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Irene Franciscato.pdf13,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.