Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16435
Tipo do documento: Tese
Título: Interação criança-criança e noções espaciais: efeitos de duas modalidades tutoriais para a criança tutora
Título(s) alternativo(s): Interaction child-child and spacial notions: efects of two tutorial modalities to tutor child
Autor: Franciscato, Irene 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: No âmbito da interação criança-criança, o estudo tem como objetivo investigar os efeitos da tutoria para o desenvolvimento de noções espaciais da criança tutora, em duas modalidades de tutoria: explicação oral e explicação oral com demonstração. Duas hipóteses norteiam a pesquisa: 1- a criança que interage com a parceira como tutora na realização da tarefa espacial obtém maiores processos do que criança que a realiza sozinha; 2 - a modalidade de tutoria explicação oral e demonstração leva a criança tutora a maior progresso quando comparada à modalidade explicação oral. Trata-se de delineamento de tipo experimental, com pré-teste, experimento e dois pós-testes. No pré-teste e pós-testes são aplicadas duas provas espaciais: projeção espacial e transformaação espacial. No experimento, as crianças realizam uma tarefa espacial (jogo do parking). Participam da pesquisa 40 crianças de 8 a 9 anos, distribuídas em quatro grupos: três experimentais e um controle. Cada grupo é formado por 5 meninos e 5 meninas. Em um dos grupos experimentais, a criànça realiza sozinha o experimento; nos outros dois grupos experimentais, a criança tutora orienta sua parceira na realização do jogo do parking variando-se a modalidade de tutoria: a criança tutora orienta a parceira apenas explicando oralmente; a criança tutora orienta a parceira explicando oralmente e demonstrando como realizar a tarefa. Os principais resultados sugerem que na interação criança-criança, a tutoria é benéfica, favorecendo o desenvolvimento das noções espaciais para a criança tutora. Sugerem também que na resolução da tarefa é a modalidade tutorial explicação oral e demonstração que promove efeito positivo mais favorável à tutora. Verificam-se também variações na forma do tutor orientar seu tutorado, como uso de incentivo, correção, perguntas e explicações curtas, relativas a procedimentos, ou ainda explicações mais detalhadas, relativas a maior número de relações espaciais. São discutidas algumas implicações da tutoria para o campo pedagógico concernentes ao ensino individualizado, à alfabetização e também à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Abstract: ln the interaction child-child scope, the study has as objective to investigate tutory effecb for child's cognitive development of space notions of tutor child, in two tutory modaiities: oral explanation and oral explanation with demonstration.Two hypotheses guide the research: 1- the child that interacts with the partner like a tutor in the space task accomplishment obtains larger progresses than child that accomplishes the task alone; 2- tutory of oral explanation and demonstration modality cames the child-tutor the biggest progress when compared to the oral modality explanation. It is of experimental kind delineation, with pre-test, experiment and two dusts-tests. ln pre-test and dusts-tests are applied two space proofs: space projection and space transformation. In the experiment, the children accomplish a space task (parking game). Participate of the research 40 children fIam 8 to 9 years, distributed in four groups: three experimental and a contraI. Each group is formatted by 5 boys and 5 girls. In one of the experimental groups, the child accomplishes the experiment; in others two experimental groups, the child tutor guides heI partner in the accomplishment of parking-game varying tutory modality: the child tutor guides the partner just explaining vocally; the child tutor guides the partner explaining vocally and showning how accomplish the task. The maio resuIts suggest that in the interaction child-child, tutory,is beneficial, favoring the child's development of the space notions to the tutor child. They suggest also that in the task resolution is the oral modality tutorial explanation and demonstration that promotes more favorable positive effect to the tutor. There is verified some variationin lhe tutor's form guidehis tutored, as incentive use, correction,questions and short, reIative explanations the procedures, or still more detailed, space relations relative explanations the biggest number. It argues finally some tutory implications for the pedagogical field as the conceming to the individualized teaching, literacy and students' inclusion with special educational needs
Palavras-chave: Creches -- Sao Paulo, SP
Educacao infantil
Profissionais de creche
Relacao creche-familia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Franciscato, Irene. Interação criança-criança e noções espaciais: efeitos de duas modalidades tutoriais para a criança tutora. 2003. 241 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16435
Data de defesa: 30-Nov-2003
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Irene Franciscato.pdf13,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.