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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16426
Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação social dos determinantes de dificuldade de aprendizagem
Autor: Borja, Amélia de
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: O presente estudo investigou as representações sociais dos determinantes de dificuldades de aprendizagem nas crianças, segundo os depoimentos de professores participantes de um curso de aperfeiçoamento para professores alfabetizadores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. A autora deste estudo considerou que a complexidade de fatores envolvidos no processo pedagógico passa pelo papel do professor, da escola, da família, da concepção de educação e do processo ensino/aprendizagem. O resultado desta pesquisa evidenciou a necessidade de se resgatar o papel do professor como mediador do processo de ensino/aprendizagem. Revelou também que é preciso que o professor desvele suas crenças, seus valores e seus ideais, não só através de reflexão individual, mas também através da reflexão realizada pelo grupo de todos os profissionais da educação que atuam na escola, para proporcionar melhores condições de desenvolvimento das crianças. As representações sociais dos sucessos e insucessos dos alunos são construídas pelos professores no cotidiano, nas suas relações interindividuais circunstanciadas, não só pelas condições do meio, como também, pela memória coletiva. A mudança e a construção do novo implicará que o professor paute seu trabalho no momento histórico-social-político e em atuais concepções de educação. Isso exige ação consensual, dialógica e continuada, que leva a mudanças pessoais e à reconstrução do sujeito como pessoa
Palavras-chave: Curso de Aperfeiçoamento para Professores Alfabetizadores
Transtornos de aprendizagem
Professores -- Formacao profissional
Capacitacao de professores
Formacao docente
Processo ensino/aprendizagem
Representacoes sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Borja, Amélia de. A representação social dos determinantes de dificuldade de aprendizagem. 1996. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16426
Data de defesa: 30-Nov-1996
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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