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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16418
Tipo do documento: Tese
Título: O ser professor para docentes de escolas voltadas para o contexto empresarial
Autor: Ribeiro, Marisabel de Souza Prado
Primeiro orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: Constituiu o propósito desta pesquisa compreender a natureza da ação docente desenvolvida por professores que, sem formação específica para o exercício da docência, atuam em cursos de pós-graduação lato sensu (MBA e similares) voltados para o mercado corporativo. Por ser este um fenômeno inserido num contexto histórico com múltiplas variáveis intervenientes, surgiu a necessidade da definição de uma perspectiva metodológica que levasse em consideração esse dinamismo. Assim, a apreensão deste contexto demandou a construção de um instrumento que permitisse coletar a opinião dos professores sobre a docência, a relação que estabelecem entre trabalho e a tarefa de ser professor , como se preparam para o desempenho dessa tarefa e de quais saberes lançam mão para sua atuação. Os dados foram tabulados, categorizados e analisados numa perspectiva qualitativa e processados por um software (SPSS), para permitir análises mais específicas de perfil. Como fundamentação teórica, foram utilizadas perspectivas que consideram a construção social do fazer pedagógico, cruzando elementos distintos, a nosso ver complementares, oferecidos por autores como Jodelet, Jovchelovitch, Moscovici, Placco, Tardif, entre outros. Embora a identificação das Representações Sociais acerca da docência não tenha guiado nossos caminhos, os pressupostos teóricos da abordagem suportaram nossos avanços, na identificação de um conhecimento espontâneo acumulado no diaa- dia, denominado conhecimento de senso comum, que, de certa forma, orienta o fazer docente do grupo em estudo. As análises dos dados evidenciaram que os professores possuem saberes próprios, competências específicas sobre como educar, ancorados em sua experiência profissional no mercado de trabalho. Observamos que a docência se apresenta, para este profissional, como uma ação facilitadora da apropriação de um conjunto de práticas que melhoram a execução de tarefas e o desempenho de funções, ou seja, a docência parece ser uma tarefa de repassar aos alunos as experiências profissionais dos professores
Abstract: The purpose of this paper is to understand the nature of the act of teaching by teachers who, while lacking formal training for the exercise of teaching, act in graduate lato sensu courses (MBAs and the like) aimed at the corporate market. Due to the fact that this phenomenon is part of a historical context comprised of multiple intervening variables, the need has arisen for a definition of a methodological perspective that considers this dynamic. Thus, creating this text demanded the construction of an instrument which allowed us to collect teachers opinions about the act of teaching, the relationship they establish between work and the task of being a teacher, how they prepare for their performance in this task and which body of knowledge they rely on. The data was scored, grouped and analyzed via a qualitative perspective and through the use of software (SPSS), allowing for more precise analyses of the profiles. As a theoretical basis, we used perspectives which considered the social construction of the pedagogical act, crossing different elements that are, for us, complementary, and which have been studied by author such as Jodelet, Jovchelovitch, Moscovici, Placco, and Tardif, among others. Although identifying Social Representations about teaching has not, so far, guided our paths, the theoretical principles of this approach support our advances in identifying spontaneous knowledge built on everyday life experiences, also known as common knowledge, which, in a certain way, guide the teacher s acts in the group we studied. The data analysis revealed that teachers have their own body of knowledge and specific competencies on how to teach, based on their professional experience in the job market. We have observed that teaching is, to these professionals, an act that facilitates ownership of a set of practices that improve the execution of tasks and the performance of functions. In other words, teaching seems to be a task comprised of passing on to students the professional experiences of teachers
Palavras-chave: Docência
Saberes da docência
Professores de MBA
Mestrado em administração de empresas -- Professores -- Pesquisa
Pratica de ensino
Professores universitarios -- Avaliacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Ribeiro, Marisabel de Souza Prado. O ser professor para docentes de escolas voltadas para o contexto empresarial. 2008. 256 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16418
Data de defesa: 29-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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