???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16415
Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações sociais de professores sobre o projeto pedagógico
Autor: García, Rita Elvira 
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais de professores sobre o projeto pedagógico. Fizeram parte do estudo os professores de ensino médio de uma escola particular do município de São Paulo. Buscamos, dentro do complexo de relações que fazem parte da realidade educacional, focar um tema que nos parecesse relevante tanto em função das exigências da nova legislação como pelo crescente valor social atribuído à dinâmica de elaboração de projetos, numa sociedade que vive profundas transformações políticas, econômicas e sociais. Usamos como abordagem principal a Teoria das Representações Sociais e encontramos, na literatura sobre Projeto Pedagógico, referenciais que nos permitissem estabelecer os parâmetros de análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda três dimensões: as Representações Sociais sobre Projeto Pedagógico, as Representações sobre o papel do professor e as Representações sobre o papel da equipe escolar que atua nos projetos. Pela intersecção dessas dimensões, a pesquisa propõe uma leitura da realidade dessa escola, que vive um processo de mudança, em uma perspectiva multifacetada. Preocupados com a obtenção de dados que permitissem entender o fenômeno de forma globalizada, elaboramos uma entrevista situacional, utilizando-a como procedimento que permitisse maior espontaneidade ao entrevistado. Durante a entrevista, no movimento de 'jogo e realidade", foram surgindo as associações e representações dos professores sobre o nosso objeto de estudo: o projeto pedagógico, assim como das dimensões acima citadas
Abstract: This survey aims at analyzing the social representations of teachers on the pedagogical project. The subjects of this survey were secondary education teachers from a private school in the city of São Paulo. Within the complexity of relations that are part of the educational reality we tried to focus on a theme that seemed relevant to us as related to the requirements of the new lews as well as to the increasing social value given to the dynamics of the elaboration of projects, in a society exposed to intense political, economic and social changes. The Theory of Social Representations was used as the main approach and we have come across, in the Pedagogical Project literature, references that allowed us to establish the parameters for the analysis. This is a qualitative survey that deals with three dimensions: Social Representations on Pedagogical Project, Representations on the role of the teacher and Representations on the role of the educational tearn acting in the projects. Through the intersection of these dimensions, this survey offers an interpretation of the reality of this school, which is undergoing a process of change, through a multifaceted perspective. As we were worried about obtaining data that would allow us to understand this phenomenon in a global way, we have prepared a situational survey to be used in such a way as to allow the utmost of spontaneity from those being interviewed. During the interview, in the activity of "play and reality", the teachers carne up with associations and representations about the subject of our survey the pedagogical project, as well as the aforementioned dimensions
Palavras-chave: Anchorage
The role of the educational team
The role of the teacher
Pedagogical project
Objectifying
Social representation
Representacao social
Ancoragem
Papel da equipe escolar
Papel do professor
Projeto pedagogico
Objetivacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: García, Rita Elvira. As representações sociais de professores sobre o projeto pedagógico. 2002. 220 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16415
Data de defesa: 30-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita Elvira Garcia.pdf17,67 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.