REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16359
Tipo: Tese
Título: A formação do psicólogo escolar no estado de São Paulo: subsídios para uma ação necessária
Autor(es): Yazlle, Elisabeth Gelli
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O presente trabalho originou-se a partir de uma permanente preocupação em nossa trajetória de vida acadêmica e profissional e que diz respeito, fundamentalmente, ao estudo das seguintes questões: em que bases históricas se construiu a psicologia escolar no Brasil e, em especial, como se desenvolveu e vem sendo exercida no Estado de são Paulo?; considerando a complexidade da escola enquanto instituição, os psicólogos escolares que estão, sendo formados pelos cursos superiores do Estado de São Paulo estarão preparados para exerceram sua profissao de modo a nao reproduzirem o carater individualizador, descontextualizado do "modelo médico" presente nas práticas verificadas no decorrer de sua história?; a universidade e os cursos superiores poderão representar um espaço institucional onde a formação dos psicólogos escolares supere o caráter conservador dessa especialidade e prepare profissionais competentes para atuarem criticamente na realidade concreta? Através do estudo histórico da psicologia aplicada à educação, em especial na realidade brasileira, pudemos verificar que essas duas áreas se constituíam em mecanismos aliados ao sistema, no sentido de alinharem os indivíduos- especificamente os escolares - aos padrões de ajustamento estabelecidos pela sociedade; verificamos, no entanto, que essas áreas - principalmentea educação - também tem sido, em diversos momentos, esp-aços de resistência, onde surgiram propostas progressistas que contemplavam o homem no contexto de suas relações sociais. A fim de conhecermos a formação dos psicólogos escolares no Estado de São Paulo, nos propusemos a estuda-la tanto sob a perspectiva das faculdades - através dos programas ministrados na área de psicologia escolar de doze cursos superiores de psicologia - quanto sob a perspectiva dos estudantes - atraves das respostas de 384 alunos de dez cursos, dadas a um questionário. Essas duas perspectivas nos mostraram que, no conjunto dos dados, o psicólogo escolar está sendo preparado para atuar junto à clientela de baixo nível sócio-econômico, presente na escola pública de 1º grau, porém com um enfoque que privilegia ações individualizantes visando ao tratamento dos distúrbios de aprendizagem centrados na criança; tais características revelam também a desarticulação entre os programas teóricos, onde os alunos entram em contato com algumas leituras que consideram os aspectos sociais e institucionais, porém se exercitam, nos estágios, através de práticas remediativas. Entretanto, estudando-se cada um dos cursos, foi possível verificar-se a existência de alguns trabalhos, na área de psicologia escolar, onde a articulação teoria/prática parece estar presente. Finalmente, apresentamos uma experiência de ensino na disciplina Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem realizada com vinte alunos de psicologia de uma universidade pública do Estado de São Paulo que nos mostrou tanto a viabilidade de se preparar psicólogos para atuarem em uma perspectiva crítica e não reprodutivista, como a necessidade de que a universidade e os cursos superiores de psicologia se disponham a aproximar-se da realidade concreta que os cerca, procurando compreendê-la e nela buscar o sentido de Sua produção e de sua própria existência
Abstract: This study arosa out a praoccupation prasant throughout our professional and academia life and which fundamentally refere toa study of the following questions. On what historical basis was Brazil's educational psychology built and, in particular, holl was it developed and put into practice in the state of são Paulo?; Taking the complexity of the school as an instituition into account, are educational psychologists trained in the undergraduate programmes of the state of São Paulo being prepared to exercias their profession in such a way that they will not merely reproduce the individualizing, decontextualised style of the "medica1 modeltt, present in practices verified throughout the history on their profession?; Will the university and undergraduate programmes be abre to represent an institutional space where the forroationof educational psychologists overcomes the conservative nature of this ares fo spectalization and prepares professionals competent to act critically in the current reality?. Through a historical study of applied psychology in education, particularly in the Brazilian context, we were abre to confirm that these two areas were built around mechanisms allied to the establishment, in the sense that they align individuals - especially school pupila - to patterns of adjustment established by society; however, we verify that these areas, principally that of education, have also been at various moments, spaces for resistance which spawned progressiva proposals which contemplated Man in the context of his social relationships. In order to gain knowledge of the formation of educational psychologists in the State of São Paulo, we proposad studying the subject both from the perspectiva of tha universities - through the programmes administerad in the ares of aducational psychology in the twelve undergraduate psychology courses - and from the perspectiva of the students - through the repilas to a questionnaire given to 384 students in 10 courses. Thess two perspectivas ShO~8d us that, in geoeral terms, the educational psychologist is being prepared to work with a clientela of low socio-economic level, present in state-run primary schools, with an anphasis, however, on individualizing actions aimed at treating learning disturbances in the child; such characteristicsa1so reveal the disjunction between theory classes where students read texte concerning social and institutional aspects, and practical placaments where they use remediei tachniques. However, studying each of the courses, it was possible to detect the existence of some programmes where link betwesn theory and practice seems to exist. finally, we present an experiment in the teaching of the discipline, "Educational Psychology and Learning Probleme", carried out with twenty Psychology ~tudants in a public university in the state of sio pauló which showed us the uiability of preparing psychologists to act critically and not reproductively, and which algo demonstrated the nead for university and undergraduate Psychology courses to draw Glosar to the concreta reality that surrounds them, trying to understand it and to discover in it the meaning for their production and their very existence
Palavras-chave: Psicologia escolar
Psicologos
Cursos de psicologia
Disciplinas
Experiencia de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Yazlle, Elisabeth Gelli. A formação do psicólogo escolar no estado de São Paulo: subsídios para uma ação necessária. 1990. 274 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16359
Data do documento: 30-Nov-1990
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisabeth Gelli Yazlle.pdf
  Restricted Access
5,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.