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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16343
Tipo do documento: Tese
Título: As representações sociais do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial
Autor: Nascimento, Ivany Pinto 
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: o estudo das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes, que estudam em uma escola pública na região central de São Paulo, tem como eixo central a compreensão da arqueologia psicossocial em que as adolescências se produzem, as condições que determinam o processo de construção, circulação e epistemologia das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes. A pesquisa teve como sujeitos 83 adolescentes do sexo feminino e 85 sexo masculino, distribuídos entre as faixas de 15 a 24 anos, dos 2° e 3° anos do Ensino Médio, dos turnos diurno e noturno. Foram utilizados, como técnica de coleta de dados, o questionário e a associação livre. Para compreender as representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes, tomou-se como referência a organização simbólica do pensamento dos mesmos, para a partir daí apreender o processo de elaboração da representação social que transforma, em familiar e consensual, as imagens e os significados do Projeto de Vida. A organização simbólica do pensamento dos adolescentes se estrutura no campo psicossocial, ao mesmo tempo em que este campo é estruturado por esta organização, compreendida em três dimensões relevantes, a sócio-cognitiva, sócio-afetiva e a sócio-histórica. A dinâmica entre estas três dimensões, cujo eixo comum é o social, propicia o processo de objetivação e ancoragem responsável pela construção das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes. Compreender como se efetivou este processo na construção das representações sociais do Projeto de Vida é, fundamentalmente, analisar o estado em que se encontram as representações sociais do Projeto de Vida. Neste sentido, utilizou-se a classificação dos dados coletados e sua organização pela unidade de sentido, o programa de análise textual ALCESTE e o método VERGÉS (1992) para identificar os indicadores centrais ou núcleos constitutivos dos conteúdos destas representações sociais. Os resultados demonstram que as condições de produção e circulação destas representações sociais se organizam em seis categorias, que refletem o campo de representação das imagens e dos significados sobre o Projeto de Vida, como também, refletem a multidimensionalidade do campo psicossocial cuja centralização reside na tríade Educação/Trabalho/Família, orientadora do sentido da vida presente e futura dos adolescentes. À luz destes resultados chama-se a atenção para que os profissionais da educação discutam sobre a possibilidade adolescentes de uma proposta educacional de orientação dos quanto a integração e equilíbrio da tríade Educação/Trabalho/Família e seus planejamentos de vida
Abstract: The study of the social representations of the project of the Adolescents' Life at a public school in the central area of São Paulo City has, as central axis, the understanding of the psicosocial archaeology in which the adolescences are produced, the conditions that determine the construction process, circulation and epistemology of the social representations of the Project of the adolescents' Life. The research had as subjects 83 of the female and 85 male adolescents distributed throught the range from 15 up to 24 years of the 2nd and 3rd years old at high school levels of the day and night shifts. It was used, as technique for data collection, a standard questionnaire and free association. In order to understand the social representations of the Project of the Adolescents' Life, the symbolic organization of their thoughts were taken as reference, to apprehend the elaboration process of the social representation that transforms in consensual the images and the meanings of the Project of Life. The symbolic organization of the adolescents' thought is structured in the psicossocial field, at the same time in which this field is structured by this organization, which is comprehended in three important dimensions: the social-cognitive, social-affective and the social-historical. The dynamics among these three dimensions, in which the social is its axis, propitiates the process of objectfying and anchoraging for the construction of the social representations of the Project of the Adolescents' Life. In order better understand as this process executed in the construction of the social representations of the Project of Life it is fundamental to analyze the state in which the social representations of the Project of Life is met. In this sense it was used the classification of the collected data and its organization by the unit of sense, the program of textual analysis ALCESTE and the VERGÉS method (1992) to identify the central indicators or constituent nuc1ei of the contents of these social representations. The results demonstrate that the production conditions and circulation of these social representations are organized in six categories that reflect the field of representation of the images and of the meanings on the Project of Life. As well as the muItidimensionality of the psicosocial fieId whose centralization resides in the triad EducationjWorkjFami1y, advisors of the of the adolescents' sense that is present and future life. At the tight of this results it may c1osed to the attention for all eductional professionals to discuss about the possibility of an educational proposal of the adolescents' orientation as the integration and balance of the triad Education/Work/FamiIy and their plannings of life
Palavras-chave: Adolescentes
Adolescencia
Representacao social
Projeto de vida
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Nascimento, Ivany Pinto. As representações sociais do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. 2002. 219 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16343
Data de defesa: 30-Dec-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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