???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16270
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação escola e família no Ensino Fundamental da rede privada na perspectiva do Coordenador Pedagógico.
Autor: Fernandes, Jussara
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer e compreender como ocorre a relação entre escola e família em um grupo de escolas da rede privada, na perspectiva do coordenador pedagógico. Procurou-se conhecer as estratégias que as escolas estão usando em sua relação com as famílias de alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental e identificar quais são as dificuldades encontradas. Participaram do estudo cinco escolas da rede privada de ensino. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores pedagógicos de cada escola. Os resultados demonstraram que a maioria dos pais estabelece parceria com a escola. Nos casos de não parceria a dificuldade encontrada foi ausência dos pais, de uma maneira geral, nas atividades desenvolvidas pela escola: reunião de pais, atendimento individual à família, atividades diversificadas oferecidas. As escolas estão buscando ampliar as atividades que promovam a participação dos pais no contexto escolar, desenvolvendo projetos sociais
Abstract: This paper aims to learn and understand how the relationship between school and family occurs, focusing the private schools and their pedagogic leader. It intended to know and identify the strategies that schools use about the family of the Elementary school children. Five private schools made part of the researches. It was developed some interviews with each school leader. The results elucidated that most of the parents make a union with school. In cases, where the union doesn t occur it was observed the absence of parents, in general, parent meeting, individual meeting and other activities. Schools aim to open up some activities. These ones could promote parent participation and their involvement with the school world and its social projects
Palavras-chave: educação
relação família e escola
escola privada
education
school relationship
family relation
private school
Escolas -- Organizacao e administracao
Ensino fundamental
Pais e professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Fernandes, Jussara. A relação escola e família no Ensino Fundamental da rede privada na perspectiva do Coordenador Pedagógico.. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16270
Data de defesa: 20-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PED - Jussara Fernandes.pdf330,46 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.