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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16267
Tipo do documento: Dissertação
Título: A abordagem da temática velhice nos livros didáticos de língua portuguesa direcionados à 1ª. série do ciclo I do ensino fundamental
Autor: Silva, Denise Araujo da
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: Por julgar imperativo o desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem os aspectos referentes à velhice visando a valorização do idoso na nossa sociedade, bem como por considerar a escola um espaço privilegiado para tal, torna-se importante verificar se esta tem possibilitado a construção de valores que promovam a formação de uma imagem adequada da velhice ou se, contrariamente, tem atuado como reforçadora e mantenedora de estereótipos. O caminho proposto para tal verificação foi colocar em foco os livros didáticos que podem ser utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e a partir da análise dos mesmos responder e refletir sobre as duas questões norteadoras dessa pesquisa: esses livros contemplam a temática velhice? Se sim, em que direção isso é feito: valorizando ou desvalorizando a velhice? Assim, o presente estudo propôs-se a verificar se e como a temática velhice é abordada nos livros didáticos de Língua Portuguesa recomendados com distinção (RD) pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e direcionados aos alunos da 1ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Estado de São Paulo. Foi utilizado o Guia do PNLD de 2004 para a seleção dos cinco livros que receberam do Programa a menção recomendado com distinção (RD), direcionados à 1ª. Série do Ensino Fundamental. Justificase tal opção pelo fato de que os livros atenderam aos critérios classificatórios do Programa, sendo assim categorizados por apresentarem propostas didático-editoriais com nível de qualidade perto da excelência , conforme o Guia de Livros Didáticos (2003), possibilitando uma investigação de base documental sobre a temática velhice. A análise quantitativa explorou os dados de incidência de vocábulos referentes à temática velhice nos textos e nas ilustrações. A análise qualitativa deu ênfase aos diferentes modos de abordagem da temática velhice. A análise de dados mostrou que as coleções não contemplam a temática velhice como objeto de ensino, e, de modo geral, não favorecem a construção de uma imagem positiva desta, apenas a vinculam a outras temáticas. Conclui-se ser necessária a ampliação, o aprofundamento e a reflexão sobre a construção do conhecimento da temática velhice no âmbito escolar
Abstract: For judging imperative the development of pedagogical actions that meet the aspects relative to old age, aiming the valuation of the elderly in our society as well as considering the school a privileged space for that, it gets important to check if it has made the construction of values which promote the formation of an appropriate image of old age possible or, if, on the contrary, it has acted as reinforcer and maintainer of stereotypes. The proposed way for this check was to focus the didactic books which may be used in Portuguese classes and from their analysis, answer and reflect on two questions fruit of this research: do these books contemplate the subject matter old age? If so, in which direction is this done: valuating the old age or not? So, this present study set out to check if and how the subject matter old age is approached in Portuguese didactic books recommended with distinction (RD) by the National Program of the Didactic Book (PNLD) and addressed to the students of the first year of elementary school of public schools of the state of São Paulo. The guide of PNLD of 2004 was used for the selection of five books which received from the Program the mention "recommended with distinction" (RD), addressed to the first year of elementary school. This choice is justified by the fact that the books met the classifying criteria of the Program, this way being rated for presenting "didactic-editing proposals with quality level close to excellence", according to the Guide of Didactic Books (2004), making an investigation of documental basis about the subject matter old age possible. The quantitative analysis explored the data of incidence of vocables referring to the subject matter old age in the texts and illustrations. The qualitative analysis gave emphasis to the different ways of approach of the subject matter old age. The analysis of the data showed that the collections do not contemplate the subject matter old age as object of teaching, and, in general, they do not favor the construction of its positive image, they just link to other subject matters. You conclude it is necessary to enlarge, to go deeper and reflect on the construction of knowledge of the subject matter old age in the school scope
Palavras-chave: Velhice
Old age
Envelhecimento
Velhice
Idosos -- Estatuto legal, leis, etc
Livros didaticos -- Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Denise Araujo da. A abordagem da temática velhice nos livros didáticos de língua portuguesa direcionados à 1ª. série do ciclo I do ensino fundamental. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16267
Data de defesa: 17-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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